Personagem histórica criada por Jacques Martin há mais de 70 anos tem um novo álbum editado pela Gradiva: "Alix Senator #10 - A Floresta Carnívora"
Corpo do artigo
Alix, criado por Jacques Martin em 1948 para a "Tintin" belga, é das personagens mais marcantes do tempo áureo daquela publicação. Adolescente, permitia que os jovens leitores se identificassem com ele; sensato e com uma sólida base histórica, garantia o apoio dos pais à leitura.
Há alguns anos, Valérie Mangin e Thierry Démarez imaginaram o seu regresso em adulto, agora como senador romano, numa série de álbuns que a Gradiva tem publicado com uma regularidade muito interessante, sendo o mais recente "A Floresta Carnívora".
Nesta nova vida como um grande senhor, Alix casou, teve filhos, que geralmente o acompanham para sustentar a aura adolescente do original, e mostra-nos o império romano sob outra faceta, o das guerras internas, conspirações políticas e lutas sem tréguas pelo poder, numa sociedade em que a sede do ouro e a multitude de deuses e cultos contribuem para acelerar a decadência.
Se é verdade que estas histórias funcionam por ciclos e que ao longo dos álbuns há uma linha condutora comum que torna mais sólida a reconstrução da personagem e da época, a verdade é que este 10.º álbum se lê de forma independente. Na sua origem está um dos aspetos que tem marcado as novas aventuras: o regresso a locais onde esteve na juventude e o reencontro com personalidades que em determinado momento da sua vida foram marcantes.
"A Floresta Carnívora" tem como cenário a Gália natal de Alix, onde conheceu e tentou apoiar o chefe Vercingétorix que se opunha ao invasor romano.
Reminiscências desses tempos, velhas histórias por resolver e ódios latentes vão tornar este regresso perigoso e dotá-lo de contornos trágicos, parecendo, mais uma vez, que apenas a morte consegue apagar o que o tempo não foi capaz de fazer esquecer.
A maturidade de Alix, mais realista tematicamente, tem o devido acompanhamento gráfico com uma recriação conseguida de uma época apaixonante, em que amizades e paixões antigas, a par de rancores e conspirações, estão longe de garantir maior tranquilidade ao protagonista.
Autónoma em si mesma, a série "Alix Senator" poderá adquirir contornos mais ricos e aliciantes se a memória ainda retiver as aventuras originais de Alix ou se levar o leitor a (re)descobri-las.