"All I Want for Christmas Is You". A canção que rende três milhões por ano quase não foi lançada
O tema natalício "All I Want for Christmas Is You", de Mariah Carey, completa 30 anos. A cantora quase descartou a canção que lhe rende, anualmente, perto de três milhões de euros.
Corpo do artigo
Se para Mariah Carey a época natalícia começa, todos os anos, a 1 de novembro, para os portugueses, o Natal só chegou duas semanas depois — isto se "All I Want for Christmas Is You" contar como canção de abertura. Este ano, o hit natalício da cantora norte-americana entrou no top semanal das 200 músicas mais tocadas no Spotify, em Portugal, no dia 15 de novembro, atingindo a 117.ª posição. Desde então, o número de streams disparou. Em três semanas, subiu mais de 100 posições, alcançando o 13.º lugar. Só na semana de 6 a 12 de dezembro, foi tocada quase 250 mil vezes.
Este regresso envergonhado aos dispositivos dos portugueses coincide com os resultados da canção aquando do seu lançamento. "All I Want for Christmas Is You" teve, como recorda a BBC, um "sucesso relativamente modesto". Chegou à posição 12 na lista da Billboard de canções de rádio de todos os géneros, nos Estados Unidos, e ao segundo lugar, no Reino Unido e no Japão. Podia ter ficado por aí, mas ano após ano, a popularidade foi crescendo. O sucesso é tal que Mariah Carey é a única cantora que já ocupou a primeira posição no Hot 100 da Billboard, um dos principais rankings da indústria musical, em quatro décadas distintas (1990, 2000, 2010 e 2020).
Sucesso quase não foi lançado
Escrita em pouco mais de 15 minutos por Mariah Carey e pelo produtor Walter Afanasieff, "All I Want for Christmas Is You" quase foi abandonada pelos próprios autores. Na altura, a cantora tinha apenas três álbuns e achava que era demasiado cedo na sua carreira discográfica para lançar música de Natal. Também Afanasieff duvidou da canção. Em 2014, disse, em entrevista à Billboard, que "a música e os álbuns de Natal não eram o grande negócio que são hoje". Apesar das incertezas, a artista lançou não só uma canção, mas todo um álbum dedicado ao Natal, intitulado "Merry Christmas".
Hoje, Mariah Carey é considerada a rainha do Natal e deve uma boa parte da sua fortuna a "All I Want for Christmas Is You". De acordo com o The Economist, a canção rende três milhões de dólares (quase 2,9 milhões de euros) por ano, desde que foi lançada. Sendo que este ano a canção completa 30 anos, a soma deverá ser superior. A celebração do aniversário inclui o lançamento de uma edição especial do álbum "Merry Christmas", disponível em cassete, vinil, CD e nas plataformas digitais. As comemorações estendem-se até ao fim do mês. No dia 25 de dezembro, Mariah Carey vai atuar no NFL Christmas Gameday, um jogo de futebol americano.