Dupla brasileira estreia-se em Portugal com espetáculo de repertório próprio e versões de clássicos. Após Lisboa e Porto, atuam esta sexta-feira na Feira do Livro de Aveiro.
Corpo do artigo
Imaginemos um encontro entre dois amigos que há muito não se veem e, em cerca de uma hora, derramam um sobre o outro as alegrias e mágoas que até então não partilharam. Agora coloquemos o encontro em cima do palco, com instrumentos: é esta a premissa de Almério e Martins, dupla em ascensão na música brasileira contemporânea.
Após passagens por Lisboa e Porto, o espetáculo “Almério e Martins ao vivo no parque” chega esta sexta-feira à noite à Feira do Livro de Aveiro.
Os músicos pernambucanos marcarão ainda presença em momentos de conversa com o público – primeiro com a participação no projeto “Fala Baixinho”, no Instituto Pernambuco Porto, a 2 de julho, e depois na Fnac do Norte Shopping, Matosinhos, a 3 de julho.
“Um show verdadeiro”
“Não é só um encontro forjado para ser bonito. É um encontro verdadeiro. A gente admira-se, frequenta-se, ama-se, debruça-se sobre a arte do outro” – é o que diz Almério, em conversa com o JN, antes da estreia em solo português. Promete um “show verdadeiro e bonito”.
A criação com que subirão a palco é já de 2021, tratando-se de um espetáculo ao vivo gravado em disco e que conta com repertório próprio, mas também com versões do cancioneiro mais reconhecido no Brasil e, ainda, canções de jovens músicos. Com grande presença das dimensões acústicas e melancólicas, prevê-se uma hora de grande emoção.
Ligação a Portugal
Ainda que seja a estreia como dupla, a ligação de ambos com Portugal não é nova. Martins já acompanhou Salvador Sobral na digressão pelo Brasil. E Almério já atuou em nome próprio por cá. “A ligação a Portugal é muito forte e leva-nos a descobrir tanta coisa sobre nós, a nossa cultura, música, história”.
Almério afirma ser, desde sempre, “muito importante a ligação com Portugal”. “Com essa ligação entendi-me melhor, entendi mais a minha existência.”
O espetáculo em Portugal está pensado para todos os públicos: “Levamos um pouco de casa para os brasileiros que estão longe e ao mesmo tempo fazemos um recorte da música do Brasil para aqueles que não a conhecem tão bem ou que não nos conhecem ainda a nós”.
Depois desta estreia em solo português, o futuro reservará novas visitas, espera Almério. “Temos algumas canções juntos, em dupla, mas já falamos sobre fazem um álbum de estúdio”. A promessa do disco de originais está ainda no plano das vontades, mas poderá ser nesse registo que voltemos a ver a dupla em Portugal.