
No espaço de um ano, Álvaro de Luna pisou por cinco vezes os palcos portugueses
Direitos reservados
Novo disco do músico espanhol Álvaro de Luna, celebrizado pelo tema "Juramento eterno de sal", é lançado nesta sexta-feira. "É um álbum muito enérgico", garante o artista, em conversa com o JN.
Corpo do artigo
Calcar o solo deste cantinho da Europa pode ser uma experiência apaixonante. Álvaro de Luna, músico espanhol, que está a criar furor pela Península Ibérica, não é exceção. A sua paixão transpareceu logo no lançamento do seu primeiríssimo “single” “Juramento eterno de sal”.
Foi o primeiro passo para uma carreira a solo, em 2022, que arrebatou corações, contando com mais de 122 milhões ouvintes no Spotify. O “single” foi
inspirado em Portugal, enquanto por cá viajava e está incorporado no seu primeiro álbum.
O sucesso levou-o à ribalta dos palcos portugueses, tendo dado cinco concertos este verão passado. Álvaro de Luna sentiu que o público o recebeu como se fosse português. “A forma como as pessoas me trataram, como o público me recebeu, foi muito calorosa. E acho que para alguém que vem de fora é muito bonito que aconteçam coisas deste género.”
Contudo, estes concertos não foram a primeira apresentação do músico num palco português, sendo que o primeiro é peculiar e foi mesmo inédito para Álvaro de Luna. O seu primeiro impacto para um público em Portugal, foi na telenovela “Lua de Mel”. Não só com o genérico, mas gravando um concerto para a série. “Não imaginava que a primeira vez que eu vinha tocar em Portugal fosse numa telenovela, mas foi surpreendente muito divertido e acho que nos deu muita visibilidade junto do público português.”
Em 2023, o músico começou uma nova fase e apresenta o produto final antes de o ano acabar. O novo álbum “UNO” é lançado nesta sexta-feira, dia 29. Álvaro de Luna vê este disco, na sua essência, como sendo verdadeiramente o seu primeiro. Não só porque sente que finalmente encontrou o músico que sempre quis ser, mas também porque assume que entregou mais de si na construção do álbum.
Em comparação com o álbum anterior “Levantaremos al sol” (2022), as influências para o novo foram completamente diferentes, mais viradas para o género de rock.
“É um álbum muito enérgico, muito animado. Tivemos muito cuidado com as letras, com a produção musical, com todo o trabalho artístico. Foi tudo feito com muito amor, com muito coração. Acho que é um álbum que vai surpreender e que vai ser muito apreciado, porque no fim de contas, o que é feito com o coração é sempre bem recebido, não é?”
Para o músico, a criação do “single” de apresentação, “Todo Contigo”, foi o maior desafio do álbum. Singular a qualquer criação, por vezes o mais difícil é replicar, transformar em realidade, aquilo que imaginamos. Sendo que já conta com mais de 45 milhões de ouvintes no Spotify, pode-se afirmar que o desafio foi superado.
“Foi uma surpresa muito agradável para toda a gente e um grande impulso para construir todo o caminho deste novo álbum.”
O músico descreveu esta canção como uma declaração de intenções. Seja qualquer tipo de relacionamento, o amor é universal e neste “single” o músico quis transparecer aquela vontade, quase transcendente, de queremos viver “tudo aquilo que já descobrimos, mas queremos partilhar e tudo aquilo que ainda estamos por descobrir” com aquela pessoa singular da nossa vida.
Seis meses depois do lançamento, este “single” continua a pertencer à lista dos Top 50 de Espanha no Spotify.
Os portugueses podem descansar, pois Luna revelou ao JN que irá haver outra canção no novo álbum, com sonoridades de verão, inspirada neste cantinho da Europa. “Cuatro Dás” foi escrita em Arrifana, no município de Santa Maria da Feira e conta-nos a história de um sítio especial e de o momento único de quando estamos a conhecer profundamente alguém igualmente especial.
Para já ainda não foram marcadas novas datas para concertos em Portugal; contudo, Álvaro de Luna assegurou que irá voltar em peso, para apresentar as suas novas canções, em 2024.

