Já são conhecidas as datas Amadora BD 2025: de 23 de outubro a 2 de novembro, o festival traz grandes autores e festeja os aniversários de grandes criações aos quadradinhos.
Corpo do artigo
É o caso do portuguesíssimo Zé Povinho, que sopra 150 velas no evento, do Spirit, de Will Eisner (85 anos), dos Peanuts, de Charles Schulz (75 anos) e da Liga da Justiça (65 anos).
Um outro aniversário marcante será assinalado pelo Amadora BD: os 40 anos de carreira de Luís Louro, criador das personagens Jim del Monaco e O Corvo e de obras tão importantes no panorama nacional como "Alice", "Dante" ou o recente "Os Filhos de Baba Yaga". Estas e outras obras do autor, distinguido na edição anterior com o Troféu de Honra da Câmara Municipal da Amadora, farão parte de uma exposição retrospectiva.
No total, são 14 as exposições anunciadas, entre as quais as dedicadas ao espanhol Paco Roca, que tem praticamente todos os seus livros editados em Portugal, entre os quais "Rugas", "Os trilhos do Acaso" ou "O Abismo do Esquecimento", e aos gémeos brasileiros Fabio Moon e Gabriel Bá, autores de "Dois irmãos" ou "Daytripper".
O Parque da Liberdade (antigo Ski Skate Amadora Park) recebe mais uma vez o núcleo central do Amadora BD, albergando, nos seus 2.100 m2, a gaming arena , a zona comercial e a área expositiva. Esta última, para lá das exposições já citadas, acolherá conteúdos que revelam histórias de mulheres, envolventes e impactantes, através dos mais recentes trabalhos das autoras Cy, Bea Lema e Zeina Abirached.
Como habitualmente, o Amadora BD ocupa outros espaços da cidade: na Galeria Municipal Artur Bual estarão patentes exposições retrospetivas de Alice Geirinhas e Diniz Conefrey, e na Bedeteca, integrada na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, serão apresentadas as pranchas do álbum vencedor do Prémio Revelação na edição de 2024, "Amor", de Filipa Beleza.
Jorge Coelho, que recebeu em 2024 o Prémio para a Melhor Banda Desenhada de Autor Português nos Prémios de BD da Amadora, por "O Grande Gatsby", foi o criador da ilustração original desta 36ª edição do Amadora BD, em que combinou o trabalho dos criadores em destaque com os principais protagonistas que este ano ocupam o palco do Festival.
A edição de 2025 apresenta duas novidades tendentes a atrair mais público em horários diferenciados, nomeadamente sessões adicionais de autógrafos nas duas sextas-feiras do evento, entre as 18h e as 20 horas, e a criação da Hora da BD, de segunda a quinta-feira, das 18h às 20h, período durante o qual os visitantes poderão beneficiar de um desconto adicional de até 15% na compra de livros.
Como todos os anos, os concursos de banda desenhada promovidos pelo Município também terão espaço reservado no Festival: o Concurso Municipal de Banda Desenhada da Amadora, dirigido à comunidade escolar, tem por tema "Sorri, és um Super-Herói!", e o Concurso de Banda Desenhada da Amadora, que desafia novos autores, é subordinado à temática "O Humor na Banda Desenhada". As inscrições para ambos já estão abertas, no site da Câmara Municipal da Amadora.
Um dos pontos altos do Amadora BD 2025 será a habitual cerimónia de entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA), que mais uma vez atribui um prémio pecuniário no valor de €5.000, à Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português.