Vencedores divulgados dia 20 durante o festival que decorre de 17 a 27 de outubro.
Corpo do artigo
O Amadora BD - Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora já divulgou as obras e autores nomeados nas cinco categorias dos Prémios de Banda Desenhada (PBDA), que dizem respeito à edição nacional de BD no último ano.
A principal categoria, que distingue a Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português, mais uma vez tem um prémio pecuniário no valor de cinco mil euros. Os nomeados nesta categorias são "O Corvo VII - O Despertar dos Esquecidos" (edição Ala dos Livros), de Luis Louro, uma reflexão a um tempo divertida e incómoda sobre a forma como a sociedade trata os seus idosos; "Neon" (Escorpião Azul), de Rita Alfaiate, uma distopia futurista sobre solidão e rotinas de tempos diferentes, num mundo sem habitantes; "Sol" (A Seita/Comic Heart), de Diogo Carvalho, uma ficção-científica futurista, plena de acção e adrenalina; "Vale dos Vencidos" (Chili com Carne), de José Smith Vargas, que acompanha ao longo de dois anos a evolução de um largo no coração de um bairro degradado no centro da capital; "O Grande Gatsby - A Novela Gráfica Definitiva" , de Jorge Coelho e Ted Adams (A Seita/Comic Heart), uma adaptação realista e elegante do romance de F. Scott Fitzgerald.
Ainda no que respeita a obras de autores portugueses, os nomeados para Prémio Revelação são "Amor" (Iguana), de Filipa Beleza; "Peyroteo" (Prime Books), de Vasco Parracho; "Last Call 1" (Gorila Sentado), de Gonçalo Fernandes; "Paciência é o Meu Nome do Meio" (Escorpião Azul), de Inês Fetchónaz.
Para Melhor Obra Estrangeira de BD editada em Portugal, foram nomeadas os seguintes títulos: "Kobane Calling Hoje" (Levoir), de Zerocalcare; "Blacksad: Então Tudo Cai - 2ª parte" (Ala dos Livros), de Juanjo Guarnido e J. Díaz Canales; "Erva" (Iguana), de Keum Suk Gendry-Kim; "Tananarive" (ASA), de Sylvain Vallee e Mark Eacersall; "A Estrada" (Ala dos Livros), de Manu Larcenet.
O prémio para Melhor Edição Portuguesa de BD, que contempla a qualidade gráfica e o conteúdo do livro enquanto objecto, irá ser atribuído a uma das seguintes obras: "O Inferno de Dante" (A Seita/Arte de Autor), de Paul e Gaëtan Brizzi; "David Melgueiro - A
Passagem Impossível" (Ala dos Livros), de José Ruy; "1629 - O Boticário do Diabo...ou a história apavorante dos náufragos do Jakarta" (Arte de Autor), de Xavier Dorison e Timothee Montaigne; "Ana - Trilogia Filipe Seems 1" (ASA), de Nuno Artur Silva e António Jorge Gonçalves; "A Fórmula da Felicidade - Edição Integral" (Kingpin Books), de Nuno Duarte e Osvaldo Medina.
O palmarés dos Prémios de BD da Amadora inclui ainda a categoria para Melhor Fanzine ou Publicação Independente.
O júri da edição 2024 dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora foi composto por Hugo Pinto, critico literário e especialista em banda desenhada, Paulo Monteiro, Presidente do Clube Português de Banda Desenhada e João Ramalho Santos, investigador e especialista em banda desenhada.
Os vencedores serão divulgados no próximo dia 20 de outubro, pelas 18h00, durante a Cerimónia de Entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora que terá lugar no Parque da Liberdade (antigo Ski Skate Park), onde estará instalado o núcleo central da 35.ª edição do Amadora BD.
O evento, que celebra os 50 anos do 25 de Abril, tem por tema "Humanidade", apresenta exposições que exaltam os valores da democracia, liberdade, justiça e igualdade e celebrará os aniversários de Mafalda, Daredevil e Naruto.
Entre os autores convidados já confirmados, estão Keum Suk Gendry-Kim, Aimée de Jongh, Mathieu Sapin, Marcelo D"Salete, Christian Lax, Mikäel, Alex Maleev e Joe Rubinstein.
O Amadora BD decorrerá de 17 a 27 de outubro.