
DR
Românticos, apaixonados, fraternos, afetuosos, educados. Há beijos para todos os gostos e não seria necessário um dia específico para que beijar fosse um verbo conjugado por bocas de todo o Mundo. Ainda assim, este domingo é o Dia Mundial do Beijo em praticamente todo o lado, exceto em países como Inglaterra, que prefere celebrar a 6 de julho.
No mês passado, o vídeo do primeiro beijo de dez casais que não se conheciam tornou-se viral na Internet. Viria a descobrir-se que se tratava de uma campanha publicitária de uma marca de roupa mas, antes disso, milhões já se tinham apaixonado pela intimidade partilhada no vídeo.
A timidez, o nervoso miudinho, o aproximar dos lábios, as mãos perdidas entre os corpos, o recordar do primeiro beijo que, segundo especialistas, 90% das pessoas não esquece.
Este gesto, tão íntimo e, ao mesmo tempo, tão enraizado na cultural ocidental, é retratado nas artes e estudado pela ciência (a filematologia é a ciência que se dedica ao estudo do beijo), que oferece vários argumentos para que se pratique a arte de oscular.
Para um beijo apaixonado, como o de Leonardo DiCaprio e Kate Winslet em "Titanic", são exercitados 29 músculos e podem ser queimadas mais de cinco calorias. Mas os benefícios não se ficam por aqui. A libertação de endorfinas ajuda a diminuir o stress, a combater a depressão e a aumentar a autoestima. Pessoas que beijam muito tendem, por isso, a ser pessoas mais felizes.
Quantas horas ao ano?
Entre os muitos factos associados ao beijo que despertam curiosidade está o número de horas que uma pessoa passa a beijar ao longo da vida. Segundo alguns estudos, uma pessoa gasta, em média, 336 horas a dar beijos.
Para quem que leva a sério esta arte, não falta "literatura especializada" com dicas e sugestões para melhorar a sua performance como beijador.
Os beijos cinematográficos são uma fonte de inspiração atemporal. Veja-se os casos de "Casablanca" (1942) ou "Até à Eternidade" (1953), que são tidos como os melhores de sempre.
Mas neste Dia Mundial do Beijo, o melhor mesmo é pôr em prática toda a teoria.
