The Amy Winehouse Band atua ao vivo esta sexta-feira no Capitólio, em Lisboa, e no sábado sobe ao palco do Hard Club, no Porto. Exposição na Lello abre ao público na sexta-feira.
Corpo do artigo
A Lello é a nova morada da coleção pessoal de livros de Amy Winehouse, arrematada recentemente em leilão pela livraria portuense.
Composta por mais de duas centenas de títulos, a biblioteca permite vislumbrar os gostos (ecléticos) da malograda artista britânica, que incluem poemas de Allen Ginsberg, romances de J. D. Salinger, Elmore Leonard ou Jackie Collins e biografias de Bob Marley, entre outros.
Os livros acompanham diferentes fases da vida de Amy House, a começar na adolescência, e são acompanhados por dedicatórias e notas pessoais variadas.
Para Aurora Pinto, administradora da Livraria Lello, a coleção permite vislumbrar "a identidade de uma jovem e de uma artista que espelhava inquietude", procurando a companhia de livros em que as temáticas da procura e do desassossego "estão muito presentes".
A ligação da artista aos livros só será uma surpresa para os mais desatentos, já que "em várias declarações públicas sempre afirmou que era capaz de estar horas seguidas a ler, fazendo-se acompanhar por livros onde quer que fosse", reforça.
A recente compra faz parte da "estratégia de promoção do livro" que tem vindo a ser seguida pela Lello nos últimos anos, da qual também fez parte a aquisição de um lote de cartas de amor escritas na juventude por Bob Dylan. "Não somos apenas um espaço que vende livros. Acreditamos que eles desempenham um papel fundamental em várias áreas da nossa vida, com destaque para a saúde mental", adianta a administradora.
Os livros de Amy Winehouse vão poder ser vistos pelo público em geral a partir desta sexta na Sala Gemma, espaço na Lello consagrado às exposições e apresentações, mas na véspera decorre uma visita para convidados. Da sessão faz parte uma atuação da banda de Amy Winehouse, que no sábado vai subir ao palco do Hard Club para uma revisitação do reportório da artista.
Ao vivo no Capitólio e Hard Club
O grupo que atuava com a cantora está a efetuar uma minidigressão pelo nosso país, com duas atuações ao vivo: esta sexta-feira, The Amy Winehouse Band, um septeto em que se destaca a voz da cantora Bronte Shande, apresenta-se no Capitólio, em Lisboa, e no sábado sobe ao palco do Hard Club, no Porto.
Os espetáculos são às 21 horas e os bilhetes custam 30 euros.
O programa revisitará o reportório celebrizado pela artista e inclui a interpretação de clássicos como "Tears dry on their own", "Cupid", "Addicted" ou "Love is a losing game".