O 13.º Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso vai ser entregue neste sábado, em Amarante à artista plástica Ana Jotta, que ali inaugura a exposição "Comer e Existir" no museu municipal, anunciou a organização.
Corpo do artigo
O galardão será entregue numa cerimónia marcada para as 16 horas no salão nobre dos paços do concelho de Amarante, seguida de uma visita guiada à exposição "Comer e Existir", no Museu Municipal Amadeo de Sousa-Cardoso (MMASC), indicou a autarquia, em comunicado.
A mostra - instalada na Sala do Capítulo do Convento Dominicano de São Gonçalo de Amarante, edifício que alberga o museu - apresenta um conjunto de ecrãs de projeção pintados, "nos quais formigas devoram sobremesas enquanto contemplam uma obra de Amadeo de Sousa-Cardoso", intitulada "Paisagem com casario" (1912).
Pensada e realizada para Amarante, a exposição de Ana Jotta é, de acordo com os curadores Lígia Afonso e Samuel Silva, citados no texto, "uma elegia radical ao prosaico, ao mínimo insignificante, um lugar de atenção à essencialidade da vida: dormir e trabalhar, comer e existir".
A mostra, que poderá ser visitada até 04 de março de 2024, é apresentada no âmbito do Grande Prémio, este ano entregue a Ana Jotta - nascida em 1946, em Lisboa - sucedendo a Eduardo Batarda, vencedor do Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso em 2019.
Trata-se de um prémio aquisição, no valor de 30 mil euros, que confere a integração de uma obra de arte da artista na coleção do MMASC, indicou a Câmara Municipal de Amarante.
O júri, presidido pela historiadora de arte Raquel Henriques da Silva, foi composto ainda por Laura Castro, especialista em arte e design, Lígia Afonso, historiadora de arte e investigadora do Instituto de História da Arte, Samuel Silva, artista plástico, e Rosário Correia Machado, diretora do Departamento da Cultura da Câmara de Amarante.
Aquando a atribuição do prémio, o júri - que deliberou por unanimidade nomear Ana Jotta vencedora -- justificou a escolha pelo "caráter radicalmente inventivo e profundamente singular do conjunto da sua obra no contexto da produção artística contemporânea".
"Autónomo, libertário, incoerente, avesso, inesperado, pessoal, em permanente rutura com os lugares-comuns e consigo mesmo, o trabalho de Ana [Jotta] é sempre tão jovem quanto os jovens artistas cuja obra inspira", sublinhou ainda o júri.
Vencedora do Grande Prémio Fundação EDP Arte 2013, Ana Jotta foi distinguida com o Prémio Associação Internacional de Críticos de Arte 2014 na área das artes visuais.
Foi alvo de uma grande exposição no Museu de Serralves, no Porto, em 2005, intitulada "Rua Ana Jotta: retrospetiva".
Além do Grande Prémio, serão ainda atribuídos no sábado, pela Câmara Municipal de Amarante, o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso e o Prémio de Aquisição do Grupo dos Amigos da Biblioteca-Museu.
Catarina Real, Daniel Moreira e Rita Castro Neves, Daniel V. Melim, Francisco Venâncio, João Marçal, Luís Silveirinha, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Maria Trabulo, Mónica Baptista, Nuno Henrique, Paulo Brighenti, Rita Ferreira, Rita Senra, Tiago Madaleno e Virgínia Mota são os artistas selecionadas na ´open call´ que decorreu em abril e maio, e que vão expor até 04 de março de 2024 no MMASC, numa mostra com curadoria de Lígia Afonso e Samuel Silva.
O artista premiado com o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso receberá 12.500 euros e será convidado a realizar uma exposição temporária individual, com catálogo próprio, no MMASC, enquanto o vencedor do Prémio do Grupo dos Amigos da Biblioteca-Museu receberá 7.500 euros, e poderá realizar uma residência artística em Amarante, segundo a organização.