A comemoração do 83.º aniversário do Teatro Municipal do Porto vai marcar o início da temporada de 2015, cujo programa foi esta quarta-feira apresentado, e que promete trazer uma nova dinâmica e ser uma marca na afirmação da cidade.
"Nós gostaríamos que esta abertura do Porto relativamente à cultura possa ser também uma marca de água na afirmação do Porto enquanto destino de um novo turismo que nós precisamos", assinalou o presidente da câmara do Porto, num primeiro momento de apresentação da programação aos jornalistas.
Rui Moreira destacou a "escolha preferencial para as artes performativas" na programação que, entende, "não só complementa bem as atividades que vão sendo feitas na cidade" mas também traz uma "outra dinâmica".
Dia 24 será o de arranque da programação de 2015 do Teatro Municipal do Rivoli com a comemoração do seu 83.º aniversário marcada pelo momento de música "Sopa Nuvem" da Companhia Caótica.
Segue-se a inauguração da exposição "A Medida do Ocidente" de Álvaro Siza e Chiaramonte, um momento de literatura com "A poesia à solta" e a performance "Proxim(a)idade" de Tales Frey.
O dia terminará com as estreias nacionais do espetáculo de dança "Tarab" pela Compagine 7273 e do cabaret de Jérome Marin.
A programação "bastante densa" hoje apresentada para o primeiro trimestre do ano está dividida por "blocos e disciplinas artísticas", como explicou o novo diretor do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes, que preferiu apostar em "séries mais curtas para haver uma grande diversidade" e ser possível "trabalhar com muitas estruturas".
"É muito importante apresentar nomes consagrados, companhias que o público já conhece mas [também] dar a conhecer ao público novos talentos, e dar também a esses novos talentos a possibilidade para desenvolver os seus trabalhos", referiu.
Já para o vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva, "esta agenda configura uma programação de altíssima qualidade" e "responde às solicitações que se esperam de um teatro municipal" e que deve ser visto como uma "plataforma giratória de múltiplas formas de expressão artística".
Após o primeiro grande foco do programa dedicado ao aniversário do teatro seguem-se o "Foco Brasil" (10 a 15 de março), virado para o cinema e as artes performativas daquele país, e o "Foco Marionetas" (20 a 22 de março) para celebrar o Dia Mundial da Marioneta.
Os grandes temas da programação, com a "Felicidade" como fio condutor, são a Dança/Performace, o Teatro/Marionetas, a Música, o Cinema e a Literatura/Exposições.
Com um novo programa vieram também novos projetos como o "Paralelo" - um programa de aproximação às artes performativas que trará à cidade "uma ferramenta de mediação de públicos" através de espetáculos, conversas, workshops, encontros, visitas guiadas e até "babysitting performativo" -- e o "Campo Aberto", um programa de residências artísticas e bolsas de criação.
