Cabeça de cartaz do segundo dia de festival viu-se impossibilitada de chegar a Amarante. Reagendado programa do dia e prometida artista maliana em 2025.
Corpo do artigo
A artista mais esperada da edição de regresso do MIMO a Amarante já não vai atuar este sábado à noite. Em comunicado, a organização do festival de origem brasileira informa que devido ao “chamado ‘apagão’ que, desde esta sexta-feira afeta sistemas informáticos um pouco por todo o mundo e que tem provocado o caos nos mais variados serviços, acabou também por afetar a chegada a Portugal de artistas vindos para o MIMO”.
Fatoumata Diawara, artista original do Mali, é um dos grandes nomes atuais da música africana global. Com presença regular em Portugal, chegaria ao MIMO esta noite de sábado para apresentar o mais recente trabalho, “LONDON KO”. O cancelamento derivado dos constrangimentos mundiais decorrentes de um problema informático internacional nesta sexta-feira faz cair do cartaz do certame um dos nomes mais aguardados da programação – uma vez que, entre vários outros nomes de renome internacional, os dois outros cabeças de cartaz, Marcelo D2 (que atuou esta sexta-feira) e Dino D’ Santiago (que atua amanhã) são presença mais assídua no país.
A artista, bem como a sua equipa e equipamentos, não tiveram possibilidades “aéreas e terrestres” de chegar a Amarante, diz o comunicado. A organização do MIMO declara ainda que, mantendo-se a vontade de ambas as partes em manter a atuação em Portugal, Fatoumata é a primeira confirmação do cartaz de 2025.
Os mesmos constrangimentos internacionais fizeram ainda alterações a outros artistas do MIMO Amarante. Os Kebra Ethiopia Sound System, previstos para este sábado, passam agora a atuar apenas no terceiro e último dia do festival, mantendo a participação no Fórum de Ideias, desta feita às 16 horas de domingo. O concerto destes passará agora para as 00h20 de domingo para segunda-feira.
Durante este sábado, as atuações de Simone Mazzer, Rita Benneditto, Ilê Aiyê e DJ Faroca & Convidados têm agora diferentes horários, subindo a palco pelas 20 horas, 23 horas, 00.30 e 1.50, respetivamente.