Um dos problemas do verão é a ansiedade provocada por querer desfrutar ao máximo. Ainda não foi de férias, ou já foi, mas não sabe o que fazer? Temos a solução dez locais, onde vai querer estar, para quem ainda não saiu da cidade ou para quem já viajou.
Corpo do artigo
Guimarães: Rock e indie
A terceira edição do Rock no Rio Febras realiza-se este sábado, sempre com cariz solidário, com as receitas a reverterem integralmente para a Casa do Povo de Briteiros – IPSS, oferecem Rock e boa disposição, sempre nas margens do grande Rio Febras. A entrada será gratuita, mas sujeita a obtenção de passe de acesso para efeitos de segurança com um kit de passe, pin, copo, fita e t-shirt. O grande chamariz deste ano são “The Subways” que tocam no certame.
Também na cidade berço está a decorrer o Festival L´agosto, certame de música urbano que decorre, desde 2017, em pleno centro histórico da cidade de Guimarães. Esta sexta feira o cardápio conta com Avalanche Kaito, às 22 horas; A Place to Bury Strangers, às 23 horas e Polaroit à meia noite.
Ponte da Barca: Rock celta
Tem início esta sexta feira a 17.º Festival Folk Celta, em simultâneo com os concertos está a decorrer a Feira Medieval, na primeira noite tocam Colmeia; O Gajo e Cláudia Pascoal.
Paredes de Coura: Circo e clown
Organizado pelo Município de Paredes de Coura, "O Mundo ao Contrário" apresenta mais de 30 espetáculos de animação de rua, teatro-clown, novo circo e residências. A edição deste ano conta com a participação de Manu Porfavor (Chile/Argentina), Abraham Arzate (México), Mireia Miracle Company (Espanha), Compañia MaiClown (Argentina) Coletivo da Velha (Portugal), Hell Brothers (Espanha), Imre Bernarth (França), Fernando Nogueira (Portugal), Transe Express (França), Eddy Eighty (Espanha), Rob Roy Collins (Inglaterra), Sempre Arriba (Espanha) e Javier Ariza (Espanha).
Lamego: arranca o Zigurfest
Em Lamego está a decorrer até sábado mais uma edição do Zigurfest . Amanhã no Centro Cívico que acontece o workshop de produção musical orientado pelo projeto Sub_Bar, que é dedicado a pessoas com deficiência auditiva e surda. Beatriz Romano, uma artista surda do coletivo FreqSix, levará aos participantes as infinitas possibilidades de compor vibrações. A participação é gratuita. Um dos destaques é também o concerto de Riça, no dia 27 de Julho às 23 horas, que terá interpretação de Língua Gestual Portuguesa.
Montemor-o-Velho: teatro e dança no festival mais antigo do país
O Citemor cumpre 50 anos e hoje apresenta o espetáculo "Mono-no-Aware" de Rafael Alvarez no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra. Amanhã o certame regressa a casa com El Pollo Campero, comidas para llevar com "El Futuro- manual de instrucciones", uma criação site specific para o Castelo de Montemor-o-Velho a não perder.
Porto: Cinema ao ar livre e poesia
A Alameda das Fontainhas recebe esta sexta-feira o arranque da 25.ª edição do ciclo "Cinema Fora do Sítio". São 11 os sucessos de bilheteira exibidos ao ar livre às sextas-feiras e sábados até 31 de agosto, sempre às 22 horas, e com acesso gratuito. Esta sexta-feira é a exibição do filme "Jaime", de António-Pedro Vasconcelos.
Mas nem só de cinema se vive, também esta sexta-feira arranca no Porto o FIPP - Festival Internacional de Poesia do Porto, organizado pela Poetria, livraria especializada em poesia e teatro, a primeira edição do festival realiza-se em parceria com a região da Galiza e tem como tema "Ruir". Conversas com poetas e artistas portugueses e estrangeiros, oficinas de escrita criativa, palavras ditas e música fazem parte do programa do festival que decorre em vários espaços da cidade.
Lisboa: Museus, arraiais e obras de arte
Esta sexta feira assinala-se o 30.º aniversário do Museu Nacional da Música com instalações provisórias na Estação do Metro Alto dos Moinhos com três visitas: uma à exposição que está patente na Biblioteca Nacional e duas temáticas a núcleos de iconografia e cordofones dedilhados nas atuais instalações.
Prossegue também em Lisboa, a 6.ª edição do Festival Múltiplo que acolhe, para além de 18 concertos com músicos como Joana Guerra, Gabriel Ferrandini, Tiago Sousa ou Norberto Lobo, apresentações de trabalhos de artistas internacionais em residência na Galeria de Arte Contemporânea Zaratan., assim como a divulgação de obras de design inéditas feitas por artistas colaboradores da galeria como António Olaio, Felix Vong, Susana Borges, Joana Geraldes, entre outros.
No Village Underground, em Alfama tem lugar a 3ª edição do Arraial Triste com Ana Moura. Esta sexta feira a partir das 17 horas, a música fica a cargo da teclista e cantora Lena Conde à qual se seguem DJ sets da dupla Cherry Knot, Gonçalo Afonso, SINNOTSIN e Violet
Aveiro: Hip hop e jazz em mescla
Prossegue na Praça Marquês de Pombal, em Aveiro o JAM - Hip Hop & Jazz, num evento criado especificamente para a Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura. Concertos com artistas de renome, DJ sets com ilustração ao vivo, workshops e debates são algumas das propostas do evento que tem esta sexta-feira a junção de LANA GASPARØTTI (jazz) com Gijoe (hip hop). A não perder.
Loulé : muito jazz com selo de Laginha
Com direção artística de Mário Laginha, o Loulé Jazz apresenta seis concertos e duas estreias absolutas em Portugal até domigo. Entre vários imperdíveis o cartaz tem Ricardo Pinheiro Quarteto com Andy Sheppard e Mário Costa Quartet " Chromosome". Tudo para assistir no Castelo de Loulé.
Sines: músicas do Mundo
O Festival de Músicas do Mundo de Sines termina este sábado mas ainda pode desfrutar de Red, Mademoiselle (França / Argélia), Fattú Djakité (Guiné-Bissau / Cabo Verde) ou Sofiane Saidi (Argélia).