O Festival Varandas- Solidário fez uma "open call" para que artistas de todo o país façam performances nas varandas das suas casas este domingo. O que se pretende com esta ação cultural e solidária é mobilizar artistas e não artistas para uma iniciativa que há-de levar às varandas de Portugal sessões de teatro, música, poesia, performance, mímica, bem como os espectadores que estarão também nas respetivas varandas a assistir.
Corpo do artigo
O evento, que coincide com o dia de mudança para horário de verão, tem previstos dois momentos. Às 11 horas, realiza-se o "Varandinhas", palco de apresentações para os mais novos, com uma duração de dez a 30 minutos. Às 17.30 horas, o "Varandas", para os mais velhos, com apresentações que se recomendam entre os 15 e os 45 minutos. O evento propõe ainda que cada participante faça diretos da respetiva atuação, colocando as tags do festival.
O certame teve a sua origem no Porto, em 2012, e em plena crise pandémica quer "fazer uma espécie de catarse das vivências intramuros, fazendo com que as pessoas se libertem do regime de clausura, proporcionando-lhes alguma boa energia para o tempo que ainda terão de passar no interior das suas casas", explicou a organização .