Artistas ucranianos a residir em Portugal apresentam projetos no domingo no Porto
O Teatro Carlos Alberto, no Porto, apresenta, no domingo, os projetos desenvolvidos no âmbito de Ucrânia - Palco Livre, um programa dirigido a artistas de teatro e profissionais da cultura ucranianos a viver em Portugal.
Corpo do artigo
A organização do evento esclarece que estes artistas e agentes culturais se instalaram em Portugal, no contexto da guerra e da crise humanitária na Ucrânia, no comunicado hoje divulgado.
"No fecho da temporada 2021-2022, cedemos o palco a 'Cinco Estações', apresentações públicas de projetos desenvolvidos no âmbito de 'Ucrânia - Palco Livre', um programa do Teatro Nacional São João", estrutura que engloba o Teatro Carlos Alberto, acrescenta a informação.
O programa Palco Livre já envolveu a atribuição de bolsas de criação artística a 11 profissionais, permitindo a artistas de várias disciplinas - teatro, dança, música, vídeo, fotografia - retomar a atividade no quadro da programação do São João e do seu Centro Educativo.
Assim, no domingo, em "A Minha Mãe Está Doente", a partir de "Através da Pele", da dramaturga ucraniana Natalia Blok, a encenadora Svitlana Gordiienko apresenta um breve ensaio sobre os efeitos subcutâneos da guerra e do que vier depois.
Daria Zhuravel convocou os participantes do projeto para verterem na curta-metragem "Postal", cenas do processo interior de superação da experiência traumática que os une, e a pianista Iryna Kudielina interpreta obras dos compositores ucranianos Mark Karminsky, Valentyn Silvestrov e Olena Antonik.
O programa completa-se no foyer do Teatro Carlos Alberto com "Palco Livre: Crónicas", uma projeção de fotografia de Ira Marconi e, com Vidpunkto, um projeto de videodança de Daria Yeremenko.
Estes artistas ucranianos, refugiados em Portugal, receberam bolsas artísticas do Teatro Nacional São João, tendo inciado de imediato o desenvolvimento de projetos para esta instituição, como foi anunciado em maio.
As bolsas foram atribuídas no âmbito do projeto "Ucrânia - Palco Livre", com uma dotação de 75.000 euros, criado pelo Nacional S. João, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia e da crise humanitária daí resultante.
Alguns dos artistas abrangidos pelas bolsas, estiveram envolvidos "no processo de criação" da produção "Ensaio sobre a cegueira", sobre José Saramago, com encenação de Nuno Cardoso, estreada em junho, segundo a informação inicial.