Durante os vários dias que o festival do Sudoeste já leva desta 19.ª edição, há frases que são partilhadas, como um regulamento, entre todos os artistas do recinto, sejam eles portugueses ou estrangeiros. Artista que é artista tem de deixar cair estas seis frases ao longo do concerto.
Corpo do artigo
Pode ser em português, pode ser em inglês, gritadas ou sussurradas, mas lá estão:
"Obrigado a todos por estarem aqui" é a cabeça de lista, pode aparecer até uma ou mais vezes durante o espetáculo.
"Este concerto não é nosso, é vosso", nalguns casos talvez fosse melhor, mas, felizmente, na maioria das vezes não se confirma.
"Quero ver esses braços no ar, Sudoeste" e logo ali um mar de membros se agita.
"Façam barulho" e o público grita extasiado.
Muito na moda também está o jogo de géneros: "Os homens... agora as mulheres", separando logo as águas entre a audiência.
"Jump, jump, jump", esta frase é dita por todos em inglês: portugueses, franceses, angolanos, holandeses.