Um dia antes de dar início a 30 concertos em Porto Rico, que devem gerar milhões de dólares para a economia e a cultura da ilha, Bad Bunny publicou uma mensagem: "Compra local".
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Com os nove primeiros concertos exclusivos para residentes de Porto Rico e os 21 restantes abertos, a passagem do artista pelo seu país natal, deverá impulsionar o turismo, um setor que não escapou das crescentes críticas globais sobre os problemas que causa às populações locais.
"É um momento incrível para a ilha", disse Davelyn Tardi, da agência promocional Discover Puerto Rico, que estima, de forma conservadora, que os concertos trarão cerca de 200 milhões de dólares (170 milhões de euros) para Porto Rico durante os cerca de três meses que durará.
Azael Ayala, que trabalha num bar em La Plactia, um dos locais mais populares da vida noturna de San Juan, disse à AFP que os negócios já estão a lucrar com os primeiros concertos. "A situação mudou completamente" nesta temporada, explicou Ayala, de 29 anos. "Estamos muito felizes. As gorjetas estão altíssimas". Mas não é apenas o bolso que importa. O facto de as pessoas virem de todo o Mundo para ver Bad Bunny "também é um motivo de orgulho para Porto Rico", acrescentou.
Arely Ortiz, uma estudante de 23 anos de Los Angeles, não conseguiu bilhetes para ver Bad Bunny, mas o seu ídolo levou-a a viajar para Porto Rico pela primeira vez. "Adoro o quanto ele é aberto com a sua comunidade. Ele incentiva mais latinos a irem atrás do que querem. Ele definitivamente empoderou os latinos", referiu.
Relação tensa com o turismo
Embora o turismo tenha sido o seu motor económico por décadas, o impacto desse setor colocou os habitantes em pé de guerra, preocupados com a gentrificação, com a explosão de empreendimentos imobiliários de luxo, alugueres de curto prazo e a chegada dos chamados "nómadas digitais".
Os estrangeiros que visitam a ilha geralmente não se dão conta das dificuldades diárias com as quais os habitantes locais têm de lidar: uma crise económica agravada pelo aumento dos preços das casas, o aumento dos desastres naturais e as quedas de energia, que também estão a ficar mais frequentes.
Bad Bunny, de nome verdadeiro Benito Antonio Martinez Ocasio, tem denunciado estes problemas nas suas músicas. "Na minha vida, foste turista", canta na canção "Turista". "Só viste o melhor de mim e não o que sofria".
O historiador Jorell Meléndez Badillo explica que Porto Rico sempre esperou por investimentos estrangeiros, mas "muitas pessoas veem o turismo como uma espécie de pano de fundo colonial". No entanto, quando se trata de Bad Bunny, tudo muda. "Não podemos negar o facto de que trará milhões de dólares" para a ilha, acrescentou. "Podemos ser gratos pelo que Benito está a fazer e, ao mesmo tempo, fazer uma análise crítica e conversar sobre o tipo de turismo" que ele atrairá.
Seja como for, a vinda de Bad Bunny é uma carta de amor ao seu povo que se concentra na herança, no orgulho e na alegria. "Estamos aqui, p...! E não vamos sair daqui nos próximos três meses, três meses é pouco. Vou voltar nos próximos 100 anos, se Deus permitir, vou estar aqui", exclamou para o público no primeiro espetáculo, em 11 de julho.