Corpo do artigo
Manuel Pizarro (ministro da Saúde)
"Ao longo de 135 anos, o "Jornal de Notícias" afirmou-se nos planos regional e nacional. Construiu-se como um órgão de informação profundamente popular e, ao mesmo tempo, interclassista. Sem perder o foco no conjunto do país, em muitos momentos, o JN foi a voz, quase solitária, da "nação portuense", estimulando o orgulho e o sentido identitário das gentes do Norte. Nos nossos dias, atormentados por ameaças à pluralidade da comunicação social, que põem em causa a democracia, o JN permanece firme, como um farol de liberdade. Merece, por isso, todo o apoio. Parabéns"
Manuel Linda (Bispo do Porto)
D. José Cordeiro (Arcebispo de Braga)
Fernando Araújo (Diretor-executivo do SNS)
"Celebrar 135 anos de existência do "Jornal de Notícias" significa, desde logo, respeitar o Norte e as suas gentes nas suas relevantes características e dimensões. Significa também uma visão positiva sobre a saúde, uma informação que inspira confiança, uma memória rigorosa de passado, de transição constante para o presente e de determinação para o futuro. O JN já faz parte da família do SNS, acompanhando-o desde a sua criação e servindo como inspiração para os seus valores da universalidade, da proximidade, da qualidade e da equidade"
Rui Moreira (presidente da Câmara do Porto)
"O JN é uma das mais veneráveis instituições do Porto. É incomensurável a importância histórica do jornal para a afirmação da cidade, a promoção do debate público, a informação e formação da opinião local, o desenvolvimento intelectual, cultural e cívico dos portuenses. Ontem como hoje, o JN pratica um conceito informativo pouco vulgar em Portugal e que justifica a sua popularidade transversal a diferentes épocas e gerações. Trata-se do jornalismo de proximidade, aquele que nos dá as notícias da nossa rua, cidade e região. Parabéns, pois, ao JN por valorizar diariamente a mundivisão portuense e nortenha"
Eduardo Vítor Rodrigues (presidente da Câmara do Gaia)
"Uma comunicação social livre e isenta continua a ser um dos elementos basilares da democracia. Com 135 anos de história, o "Jornal de Notícias" foi e é, para muitos, um símbolo da Região Norte, um fiel relatador da sua vida, do seu percurso, das suas gentes. Neste 135.º aniversário, apenas posso desejar que continue a fazer dos seus valores de sempre o mote do seu trabalho diário e força para continuar, transformando os dias mais difíceis em tempos mais auspiciosos"
Luísa Salgueiro (presidente Câmara de Matosinhos e ANMP)
"O Jornal de Notícias é um pilar do jornalismo português, com 135 anos a fazer pontes entre os seus leitores e o mundo. Essas pontes são hoje globais, transcendendo as fronteiras do nosso país, e ligando muitos falantes da língua portuguesa à nossa identidade coletiva. Desde a sua fundação, o JN tem demonstrado um compromisso com a informação isenta e confiável. Mas a sua missão é, também, ser a voz dos sem voz, promovendo a nossa Democracia. Neste dia de celebração, há que reconhecer ao JN e à sua equipa o devido mérito e o valor do trabalho que fazem, todos os dias, sem nunca vacilar. Parabéns, Jornal de Notícias. Feliz 135º aniversário!"
Marco Martins (presidente da Câmara de Gondomar)
"O Jornal de Notícias é uma referência incontornável no jornalismo português. Ao longo de 135 anos, sempre foi e ainda é, também, uma referência na defesa da Liberdade, da República e da Democracia e, sobretudo, da região norte e do grande Porto. Para muitos cidadãos, nos quais me incluo, a leitura do JN é um "vício" diário, saudável e necessário, uma rotina que permite conhecer as diferentes realidades e ajuda a perceber as dinâmicas da sociedade e das instituições. Dos grandes jornais nacionais é, seguramente, o que demonstra uma maior preocupação na cobertura das notícias locais, dando especial relevo ao trabalho dos municípios e das freguesias, cujas ações de proximidade ao serviço das populações são muitas vezes esquecidas ou com pouco destaque. Que continue assim por mais 135 anos pelo menos!"
Carlos Moedas (presidente da Câmara de Lisboa)
"Falar do JN é falar de Portugal. É falar das nossas cidades e das nossas gentes. Que mantenha o espírito e a atitude de sempre como fez ao longo dos últimos 135 anos"
Ricardo Rio (presidente da Câmara de Braga)
"O JN, fruto dos seus 135 anos de uma história ímpar que continua a escrever-se a letras de ouro, tornou-se uma marca de toda a região e um fator de aproximação"
Mário Passos (presidente da Câmara de Famalicão)
"O JN é um baluarte da democracia nacional. A comunicação social de referência tem como exemplo maior o JN. Uma voz do Norte que contribui para um país mais coeso"
Domingos Bragança (presidente da Câmara de Guimarães)
"Com um compromisso contínuo com a excelência jornalística, o JN tem sido a voz incansável que leva informação relevante aos seus leitores, contribuindo para que a região Norte seja reconhecida"
Ribau Esteves (presidente da Câmara de Aveiro)
"Os 135 anos de vida do JN são um feliz momento de saudação à vida, ao jornalismo útil à democracia e à coesão territorial, à descentralização e à cultura da verdade"
José Manuel Ribeiro (presidente da Câmara de Valongo)
"Parabéns ao Jornal de Notícias pelos 135 anos de dedicação à informação, à cidadania e à liberdade de expressão, dimensões cada vez mais essenciais para a defesa do nosso modelo de sociedade baseado nas Liberdades, na Democracia e no respeito pelos Direitos Humanos. Uma caminhada com isenção e pluralismo, aliando tradição e modernidade, o Jornal de Notícias, ou JN como gostam de o chamar, conta-nos histórias e faz história ao registar todos os momentos fundamentais do mundo, do país, da região e das diversas localidades. Um bem-haja a toda equipa, visível e invisível, e continuem por muitos anos a informar-nos livremente, sem nunca perder o nosso timbre do Norte."
António Silva Tiago (presidente da Câmara da Maia)
"O desenvolvimento humano, social e económico das sociedades contemporâneas não pode prescindir de uma imprensa livre, democrática e plural. Nestes 135 anos de existência do Jornal de Notícias, nascido no Porto, coração do liberalismo, os tempos nem sempre foram fáceis e as tormentas obrigaram certamente a muita imaginação, criatividade e inteligência, para resistir a censuras e a outras formas de tentar capturar a liberdade de expressão ou condicionar o direito à informação. Mas o JN aí está, a celebrar o seu 135º aniversário. Parabéns a todos, obreiros e leitores, que quotidianamente constroem este jornal nacional de referência."
Luís Nobre (presidente da Câmara de Viana do Castelo)
"O JN tem assumido com brio e dedicação a sua missão de formar e informar. O velhinho JN tem desempenhado um papel inestimável na formação da comunidade. E tem sempre demonstrado qualidade e isenção, garantindo a cobertura noticiosa do Norte ao Sul do país. Desejo que estes 135 anos sejam apenas o início!"
António Cunha (presidente da CCDR-N)
"A imprensa livre é uma das pedras basilares das sociedades democráticas modernas. Num momento da História em que a desinformação obscurece a democracia, o JN mantém-se credível. É um jornal de que gostamos, mas em que, sobretudo, confiamos. A sua dimensão nacional coexiste com uma força e um sabor nortenhos que muito apreciamos. O Norte é grato pelo serviço ímpar e indispensável que o JN presta há 135 anos. Por tudo isto, longa vida ao JN, nome superlativo na História do jornalismo e da Região Norte"
Pedro Adão e Silva (ministro da Cultura)
"Um diário com 135 anos é um sismógrafo das grandes e pequenas mudanças que fazem a História. O "Jornal de Notícias" tem uma característica singular: é único porque combina dimensão nacional e enraizamento regional. Graças a ele, conhecemos o país com maior proximidade e detalhe. Num tempo em que, a partir de fontes anónimas, notícias falsas se propagam a grande velocidade, um jornal com uma história tão longa tem uma reputação a defender. Ajuda-nos a separar a verdade da mentira. Cumpre um serviço vital à democracia"
António Jorge Pacheco (diretor artístico da Casa da Música)
"Um passado de 135 anos faz do Jornal de Notícias um intérprete privilegiado da realidade, que diariamente faz chegar aos seus leitores através de uma relação de confiança e proximidade. Aliado fundamental da Casa da Música e da sua missão cultural, através de um livre acompanhamento noticioso da sua programação, o Jornal de Notícias tem contribuído de forma ímpar para a democratização da Cultura na região e no país. Parabéns!"
Miguel Guedes (diretor do Coliseu do Porto)
"No momento em que se assinala mais um ano do Jornal de Notícias, teremos todos de redobrar e reforçar a ligação de compromisso a quem faz informação, todos os dias, com rigor e generosidade ímpar. Na dimensão de um território que é uno mas diverso, o JN multiplica-se na interpretação da filigrana das diferenças e é, hoje e mais do que nunca, um elo fundamental para a representatividade, presença e desenlace feliz de um país onde as más notícias sobre as assimetrias abundam. Parabéns, JN."
Rui Torrinha (A Oficina - Direção Artística CCVF e Artes Performativas)
"É fundamental saudar a longevidade e a importância de uma história com 135 anos, de uma instituição que nos tem ajudado a entender a região onde se insere, o país e o mundo. É fundamental defender os canais que afirmam a pluralidade da nossa identidade cultural e que nos colocam perante perspetivas de construção de um novo tecido social mais diverso, mais justo e mais complementar. O meu desejo é que o JN, no seu caminho presente e futuro, preserve autenticidade e qualidade no jornalismo que pratica, dando espaço a uma visão a partir dos factos e acontecimentos, que nos informam sobre o estado do mundo. No que concerne à arte e cultura, que a sua cobertura editorial esteja na linha da frente e que a mesma possa empoderar intelectualmente quem a consome. É preciso referenciar todo o legado e o enorme trabalho desenvolvidos, agradecendo a todo o corpo profissional que o constituiu e aquele que ainda o constitui, na certeza de que a batalha pelo jornalismo de qualidade vai continuar, num mundo que se move rápido demais. Desejo que o futuro seja altamente próspero para o JN, porque da sua qualidade informativa dependerá a nossa visão livre do mundo. E que as artes e a cultura voltem a ter a preferência que quem o lê. Muitas felicidades"
António de Sousa Pereira (reitor da Universidade do Porto e presidente do CRUP)
"Referir que o "Jornal de Notícias" é uma das mais relevantes instituições do Porto e do Norte de Portugal é apenas constatar o óbvio. O JN é muito mais do que isso, é um amigo que nos acompanha pela vida, que nunca nos falha nas notícias da nossa rua, da nossa cidade, da nossa região. Desde os tempos em que a tinta do jornal nos manchava os dedos até ao presente deslizar de páginas em ecrãs, o "Jornal de Notícias" foi e continuará a ser a expressão do sentir portuense"
Maria José Fernandes (presidente da CCISP)
Pedro Proença (presidente da Liga)
António Salvador (presidente do Sp. Braga)
Paulo Pereira (presidente do Politécnico do Porto)
Hoje, mais do que nunca, precisamos de uma Voz capaz de orientar os portugueses a ver o essencial, a conhecer a realidade que verdadeiramente impacta nas suas vidas, a ter mais e melhor conhecimento sobre a conduta humana e a sua interação com o meio. Parabéns ao JN, mas sobretudo obrigado"
Fernando Gomes (presidente da F.P.F)
"Investigando, escrutinando, dando voz, o JN erigiu um património, que sendo coletivo, tem de ser protegido e valorizado por todos. Obrigado e parabéns, JN!"
Pedro Sobrado (presidente do TNSJ)
"Alguém disse que o jornal de hoje é feito para esquecer o dia de ontem. Há um fundo de verdade nisto, sabendo nós que as notícias sofrem de envelhecimento precoce. As de ontem são fatalmente sepultadas pelas de hoje. Como é que dizia Manuel António Pina, um dos heróis do JN? "No dia seguinte, é para embrulhar peixe." Há qualquer coisa de Sísifo na missão do jornalismo diário, que - mesmo 135 anos depois - precisa de começar de novo a cada dia. Também de Penélope, que tece durante o dia para desfazer à noite. Isto em nada diminui o valor de um jornal, pelo contrário. Cultura é, afinal, aquilo que permanece e resiste em nós quando esquecemos o que aprendemos."
Cristina Planas Leitão (Codiretora do Teatro Municipal do Porto)
"O espaço que o Jornal de Notícias tem dado às artes performativas no geral e ao trabalho desenvolvido Teatro Municipal do Porto e DDD - Festival Dias da Dança contribuiu para a criação e formação de novo público e para a visibilidade de artistas. Através deste trabalho que o JN tem desenvolvido, percebemos a importância de um jornalismo de proximidade, rigoroso e com olhar crítico. Parabéns JN!"
