Diogo Piçarra, agora ex-concorrente do Festival da Canção, da RTP, viu-se envolvido numa polémica de alegado plágio em torno da música "Canção do Fim", que apresentou na segunda semifinal da competição. O artista anunciou esta terça-feira que vai abandonar o programa e já não vai participar na final, marcada para quatro de março.
Corpo do artigo
9150308
Na mensagem em que anunciou a desistência, no Instagram, o cantor garantiu, como já havia feito, que está de "consciência tranquila e cabeça erguida". Dois dias antes, já tinha afirmado, em comunicado, que "nunca participaria num concurso nacional com a consciência de que estava a plagiar uma música da Igreja Universal".
Logo depois da atuação de Piçarra, no passado domingo, o tema "Abre os Meus Olhos", inserido no disco Cânticos do Reino vol. II, da Igreja Universal do Reino de Deus, começou a circular nas redes sociais, por ter sido, alegadamente, plagiado pelo artista. Entretanto, a IURD já veio distanciar-se da polémica, rejeitando as acusações. A canção gospel "Open Your Eyes", do norte-americano Bob Cull, é a versão original, que deu origem a essa versão e a tantas outras.
Ouça aqui o tema apresentado por Diogo Piçarra, a versão original que o músico foi acusado de copiar e algumas das várias existentes:
"Canção do Fim", de Diogo Piçarra
J9YvJf-ipMU
Open Our Eyes, de Bob Cull
cV0S0gUPDls
A versão do pastor Walter, da IURD, em português
TytCXURmtZ4
A versão dos Maranatha Singers
oZsZkB-HcyE
A versão vietnamita dos Trinh bay PhuongLan
https://www.youtube.com/watch?v=bKQTtn7dGwI
A versão dos Heritage Singers:
hw7zqJgcDLA