"Está a superar expectativas", diz ao JN o diretor da Cinemas Nos. Épico de James Cameron vai ter mais três sequelas.
Corpo do artigo
"Avatar: O caminho da água", épica história de aventuras extraplanetária de James Cameron, é o recordista natalício de bilheteira nos EUA e em Portugal. Por cá, o Instituto de Cinema e Audiovisual diz que o filme estreado no dia 16 já foi visto por 339 614 portugueses, arrecadando, em apenas dez dias, 2,4 milhões de euros em receita.
"Está a correr muito bem a nível de exibição. Não apenas corresponde às expectativas que tínhamos, como as está a superar", diz ao JN Nuno Aguiar, diretor da Cinemas Nos. "É um filme com grande qualidade e muito aguardado pelos espectadores, que demonstraram essa vontade movimentando-se em grande escala aos nossos cinemas". O responsável acrescenta que, "além de estar a captar o público, é um filme que, pela espetacularidade da sua produção, se está a revelar embaixador de formatos como o 3D e também dos formatos mais "premium", como IMAX, o 4DX e o SreenX, disponíveis nos cinemas da Nos. É o tipo de filme que merece uma experiência completa, inovadora e imersiva, algo que o público encontra nas nossas salas, que apostam desde sempre na mais alta tecnologia de som e imagem e em formatos altamente diferenciadores".
90 milhões em 15 dias
O sucesso está replicado nos EUA, onde "Avatar 2" continua a liderar as bilheteiras, apesar do funcionamento restrito de muitas salas de cinema devido à tempestade Elliot. O filme já arrecadou aí 90 milhões de dólares (85 milhões de euros).
A história em 3D "é uma galinha de ovos de ouro da Sétima Arte: já o original, de 2009, conseguiu a maior bilheteira da história do cinema", lembra o exibidor Nuno Aguiar, assumindo que "este título é uma das grandes apostas do ano e está a cumprir, tendo tudo para ser um êxito do tamanho que foi o primeiro filme". Os bons resultados também se medem pela nomeação para dois Globos de Ouro: Melhor Filme (Drama) e Melhor Realizador.
mais três filmes até 2028
O elenco está cheio de estrelas (Sam Worthington, Zoe Saldana, Kate Winslet, Sigourney Weaver) e efeitos visuais estonteantes. Mas é o acerto narrativo no mundo alienígena de Pandora, onde habitam os Na"vi, seres azuis evoluídos que vivem em perfeita harmonia com a natureza e que combatem os invasores humanos tóxicos, que levou a que o realizador James Cameron já tenha anunciado as datas dos próximos filmes. Há mais três já na calha e a continuação das aventuras está garantida até, pelo menos, 2028. Assim, "Avatar 3" estreia-se a 20 de dezembro de 2024; "Avatar 4" a 18 de dezembro de 2026; e "Avatar 5" em dezembro de 2028. No total os cinco filmes estão balizados, em custos de produção, nesta cifra estrondosa: mil milhões de dólares.