Depois de se tornar líder nas bilheteiras em 2009 com uma receita de 2,130 milhões de euros, "Avatar" voltou a estar no pódio em 2010 mas, desta vez, como líder da lista de filmes mais pirateados, segundo informações adiantadas pelo TorrentFreak, um blog dedicado a analisar as partilhas de ficheiros nos sites de "torrents".
Corpo do artigo
"No início deste ano nós já tínhamos coroamos o 'Avatar' como o filme Blu-ray mais descarregado até hoje, com 200 mil downloads em apenas quatro dias. Nos meses que se seguiram o número de downloads de Avatar ultrapassou os dois milhões", revelou o blog.
Feitas as contas, o trabalho de James Cameron foi descarregado da internet 16.5 milhões de vezes, o que representa um aumento de 33% em relação à lista de 2009, liderada por "Star Trek", com 11 milhões de downloads.
James Cameron é considerado a maior esperança da indústria do cinema em 3D para o combate à pirataria, mas nem o facto de não poderem usufruir do efeito 3D impediu os piratas de atingirem um novo recorde de pirataria alguma vez registado.
O segundo filme mais pirateado foi "Kick-Ass", de Matthew Vaughn, com 11,4 milhões de downloads, seguindo-se de "Inception", de Christopher Nolan, que contou com cerca de dez milhões de descargas, fechando, assim, o pódio da lista.