Em abril de 2022 decorrem em Tampa, nos Estados Unidos da América, as finais do concurso Youth American Grand Prix (YAGP), uma das competições baléticas mais importantes do Mundo. Nas semifinais regionais decorridas na Europa já foram apurados vários bailarinos portugueses. Os prémios de melhor escola seguiram para instituições portuguesas. Francisco Gomes, de 18 anos, aluno de Annarella Sanchez, ganhou o Grand Prix em Paris.
Corpo do artigo
Nas semifinais realizadas em outubro em Berlim já haviam sido premiadas Margarida Rodrigues e Catarina Bykadarova, da Classical Academy of Ballet, em Lagoa, no Algarve. A instituição foi também distinguida com o Outstanding School Award. Mas, o maior número de portugueses apurados para as finais segue de Paris, onde decorreu este fim de semana mais uma semifinal.
Na categoria sénior de clássico masculino, Portugal arrecadou todos os prémios. Os dois primeiros para João Xavier e Pedro Marques, do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, de Leiria. E o terceiro, ex-aequo, para Darius-Oriol Tamosi, da mesma instituição, e Afonso Nunes, da DNA-Dance N'Arts School, de Coimbra.
A mesma façanha decorreu na categoria pas de deux, em que todos os galardões vieram para Portugal, também para o Annarella Sanchez. Os alunos Rei Fukuyama e Francisco Gomes dançaram "La Esmeralda", Margarida Gonçalves e Justin Popa ganharam com "Le Corsaire, pas d´Esclave", e Rei Fukuyama e Paolo Palumbo com "Le Corsaire act III". Fukuyama ganhou igualmente o primeiro prémio de clássico sénior feminino.
q5SBI3ndr0g
Os alunos portugueses voltaram a destacar-se no segmento do YAGP dedicado à dança contemporânea. Samuel Pereira, do Annarella Sanchez, e Afonso Nunes, da DNA, arrecadaram os dois primeiros prémios.
Nas categorias júnior, Valentim Matias, também aluno do conservatório leiriense, alcançou o terceiro prémio de clássico.
Em contemporâneo para juniores foi Rita Salazar, aluna da Companhia de Dança do Algarve, que alcançou o primeiro lugar. Também na categoria pré-competitiva, Madalena Pereira, de nove anos, aluna de Annarella Sanchez, alcançou a terceira posição em contemporâneo.
Com estes resultados, o Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, de Leiria ganhou em Paris, o prémio de Outstanding School Award.
Este concurso, com todas as grandes companhias do mundo presentes, serve como montra para os aspirantes a bailarinos. Além dos prémios há também um top 6, ou 12, consoante a categoria, a quem são atribuídas bolsas de estudo. Exemplo disso é a aluna Beatriz Pinto, da Attitude Academia de Artes do Porto, que recebeu uma bolsa para o Bolshoi.