Romance gráfico de Filipe Melo e Juan Cavia foi anunciado como a Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português na cerimónia dos prémios de BD da Amadora, que decorreu hoje nos Recreios da Amadora.
Corpo do artigo
Com argumento de Filipe Melo e desenho de Juan Cavia, "Balada para Sophie" narra a história de um pianista que vive obcecado por uma rivalidade doentia nascida na infância e cultivada só por si. Pianista que vamos acompanhar ao longo de meio século, da II Guerra Mundial à explosão da pop, numa vida repleta de sucessos mas também de frustrações.
Pela primeira vez este ano, além do troféu alusivo, este prémio tem associado um valor pecuniário de 5 mil euros.
Na categoria para Melhor Obra Estrangeira de BD Editada em Portugal, o júri entendeu distinguir "O burlão nas Índias" de Alain Ayroles e Juanjo Guarnido (edição da Ala dos Livros), uma possível sequela de um romance picaresco espanhol do século XVII centrado em Pablo, o tal burlão obrigado a fazer pela vida desde cedo, vivendo de expedientes, pequenos roubos, enganos e trapaças que o acabarão por levar até às Américas, onde a sua falta de honestidade atingirá um outro patamar. A narrativa é feita a dois tempos, sob pontos de vista diferentes, o que lhe dá um sabor especial e leva o leitor de certa forma a sentir-se mais uma vítima da grande burla narrada.
O Prémio Revelação, para o primeiro livro de um autor português, foi entregue a Ricardo Santo, por "Planeta psicose" (Escorpião Azul), uma abordagem às teorias da conspiração e à recusa de temáticas como as alterações climáticas, a extinção das espécies, a pandemia ou o colapso financeiro.
Ainda em português, "O bestiário de Isa", de Joana Afonso, com edição da autora, foi escolhido como Melhor Fanzine/Publicação Independente. Introdução a um livro que deverá ver a luz do dia em 2022, narra a relação de Isa com o sobrinho e o seu sonho de deixar a empresa de controle de pragas em que trabalha para se dedicar à investigação das criaturas mais bizarras que existem.
O palmarés dos Prémios de BD da Amadora fica completo com "Procura-se Lucky Luke" de Matieu Bonhomme, da editora A Seita, escolhido como Melhor Edição Portuguesa de BD, uma categoria premiada pela primeira vez este ano, que pretende distinguir uma edição pela qualidade gráfica do objeto livro, pelo seu conteúdo redacional e pelos extras que possa conter.
Juanjo Guarnido e Alain Ayroles estiveram presentes no Amadora BD 2021 este fim de semana, estando prevista a presença de todos os autores portugueses hoje distinguidos nos dias 30 e 31 de outubro. O festival, que está a decorrer no Ski Skate Amadora Park, termina dia 1 de novembro.