
Autores de "Filhos do metal" regressaram após paragem de anos para homenagear um dos fundadores e apresentaram-se ao vivo na redação do Jornal de Notícias.
"Conseguimos surpreender e estamos com muito power". A frase é atirada por Xico Soares, vocalista da banda Xeque-Mate, grupo considerado o fundador do estilo heavy metal em Portugal. A banda lançou um novo álbum, "Æternum Testamentum", que surge para deixar em registo a obra inédita de um dos seus fundadores, António Soares.
"Nunca pensámos gravar um disco novo. Com o falecimento do meu irmão há três anos e com o legado que nos deixou começámos a pensar que faria sentido gravar alguma coisa", explica Xico.
Os portuenses, que formaram a banda em 1979 e que em 1985 editaram o disco "Em nome do Pai, do Filho e do Rock"n"Roll", reeditaram neste novo trabalho aquele que é considerado o hino da banda, "Filhos do metal", agora com a participação do Ensemble Vocal Notas Soltas (EVNS).
"O Joaquim (bateria) mandou-nos umas gravações. Começámos a ensaiar e a experimentar a mistura com as vozes e ficou interessante", conta António Dias, do coro EVNS. "Já vamos no terceiro concerto e espero que surjam mais. É sempre um momento muito divertido". António admite que só conhecia Xeque-Mate por causa dos pais.
A paragem da banda durante largos anos pode tê-la afastado dos mais jovens, algo que começa agora a mudar. "Esta malta nova que começa a conhecer, a gostar de heavy-metal e tem sido fantástico! Não fazíamos ideia de que isso pudesse acontecer assim", diz Xico Soares. O novo álbum trouxe para a atualidade um dos temas mais conhecidos da banda "Vampiro da Uva".
