
Dino Attanasio editou em Portugal dois álbuns da série "Johnny Goodbye" e alguns dos romances de "Bob Morane"
Foto: Direitos reservados
O desenhador milanês Dino Attanasio faleceu este sábado, com a bonita idade de 100 anos. Nascido a 8 de Maio de 1925, fez carreira na Bélgica com personagens como Spaghetti, Bob Morane ou Modeste e Pompom.
Filho de um violinista, esteve dividido entre a música, a ginástica (qualificou-se para os Jogos Olímpicos de 1948) e o desenho, tendo este último prevalecido. Logo em 1943 ilustrou uma série de livros infantis, mas, antes de se estabelecer na Bélgica, em 1948, ainda trabalhou em animação, em filmes publicitários e na longa-metragem "La Rosa di Bagdad", dirigida por Anton Gino Domenghini.
A partir de 1950 começou a trabalhar para "La Libre Belgique", na série "Fanfan et Polo", escrita primeiro por Jean-Michel Charlier e depois por René Goscinny.
Em simultâneo colaborou nas revistas belgas "Tintin" e "Spirou", nesta última com diversos relatos da série "Belles histoires de l"oncle Paul". Ilustrador de diversos romances de Bob Morane na coleção "Marabout Junior", foi escolhido para os adaptar em BD, a partir de 1959, na revista "Femmes d"aujhour"hui", com guião do próprio criador, Henri Vernes, num estilo realista que alternou com o traço caricatural que o tornou mais conhecido.
Foi com ele que, antes disso, em 1957, deu origem ao seu maior sucesso, a série "Signor spaguetti", escrita por Goscinny e protagonizada por um italiano como ele, sujeitado a situações delirantes devido ao sotaque e a um primo insuportável. Esta foi a série de Attanasio mais divulgada em Portugal, com estreia na revista "Zorro" (1965), publicação recorrente na "Tintin" e estando presente, em álbum, nos catálogos da Íbis, Distri Editora e ASA.
Entre 1961 e 1968, Attanasio retomaria "Modeste e Pompom", após a série ser abandonada por André Franquin.
Com uma bibliografia vasta e diversificada, Dino Attanasio, que ainda há poucos meses participava em festivais de BD, teve igualmente publicados em Portugal dois álbuns da série "Johnny Goodbye" (Amigos do Livro) e alguns dos romances de "Bob Morane" que ilustrou na coleção "Marabu Júnior" (Ulisseia).

