Segunda edição decorre até domingo e tem 13 exposições e traz 30 autores ao Norte.
Corpo do artigo
Depois de uma edição experimental que confirmou a apetência do público do Norte pela banda desenhada, o Maia BD está de regresso, desta sexta até domingo.
Com uma área muito superior à de 2023, 13 exposições, mais de 30 autores presentes e diversos lançamentos, o certame parece querer afirmar-se como um dos mais relevantes a nível nacional.
O grande nome desta edição é o espanhol Alfonso Font, um veterano com um longo percurso que inclui séries como "Taxi", "Tex" ou "Jon Rohner", estando a apresentação da edição integral desta última agendada para o evento. Outros nomes em destaque são o cartoonista iraniano Mana Neyestani e o jornalista de investigação paquistanês Taha Siddiqui, que contam como foram forçados a abandonar os seus países em livros a lançar em português no Maia BD.
O leque de convidados estrangeiros completa-se com Gaëtan Brizzi, um dos autores de "O inferno de Dante" em banda desenhada, Martin Jamar ("Matteo Ricci na Cidade proibida"), D'Janice Bettencourt e Nayole Bettencourt, duas das participantes no projecto BD Palop, e Tainan Rocha, que desenhou a adaptação da "Carta a El-Rei D. Manuel sobre o achamento do Brasil", na colecção Clássicos da Literatura Portuguesa em BD.
O presente e futuro desta colecção está patente numa das mostras de originais do Maia BD, que dedica exposições monográficas a Font, Brizzi, Ricci e Paulo J. Mendes, comemora os 30 anos de "Filipe Seems", de Nuno Artur Silva e António Jorge Gonçalves e evoca os 60 anos da Mafalda "De A a Z". Um destaque ainda para "Comics amerivanos: para além dos super-heróis", com pranchas originais de "Sandman", "Sin City" ou "V de Vingança".
Para além dos autores nacionais já citados, cada vez mais procurados pelos visitantes deste tipo de iniciativa, no Fórum da Maia também será possível encontrar Diogo Carvalho, Mário Freitas, Ricardo Santo ou Manuel Morgado, todos com novos livros em lançamento neste fim-de-semana.
O certame abre esta sexta às 18h, com uma visita guiada às exposições, estando as apresentações, sessões de autógrafos, conversas, a exibição de filmes de animação, o concurso de cosplay e demais actividades concentradas no sábado e no domingo.
As exposições poderão ser visitadas até 16 de Junho.