Nova aposta da Netflix assume os estereótipos das histórias de grandes roubos, travestindo-os com uma conseguida capa de humor.
Corpo do artigo
Quando o calor aperta, a preguiça chama e o cérebro quer descanso, "Bandidos" pode ser uma boa opção. Série de origem mexicana, tem como ponto de partida a junção de uma série de ladrões de terceira classe: Miguel (interpretado por Aldonso Dosal) um vigarista há muito caído em desgraça; Lili (Ester Expósito), a ex-namorada com quem tem um longo historial de quebras e reatamentos; Wilson (Juan Pablo Medina), um falsificador em fim de vida; Lucas (Juan Pablo Fuentes Acevedo), um inseguro pirata informático adolescente; Inés (Mabel Cadena), uma detective caída em desgraça por não saber olhar para o lado; Citiali (Andrea Chaparro), uma jovem carteirista que rouba para sustentar a mãe alcoólica e os irmãos. Os pequenos golpes que levam a cabo acabarão por os juntar, unindo as diferentes especializações de contorno da lei para partirem em busca de um antigo tesouro maia, que o pai de Miguel procurou toda a vida.
Inevitavelmente, terão de enfrentar os vilões de serviço, Burnt Face (Adrian Ladron) e Ariel (Andres Baida) que, se utilizam métodos diferentes, têm os mesmos objectivos: vingar situações do passado e descobrir o tesouro.
"Bandidos" assume todos os estereótipos do género: pistas em velhos artefactos, códigos que é necessário desvendar, exploração de ruínas, situações delicadas, surpreendentes volte-faces ou romances cruzados, que se vão revezando ao longo dos episódios, a um ritmo que não deixa muito tempo para pensar - mas o objectivo da série também não é esse. E sem os grandes meios que este tipo de produções muitas vezes ostentam, os autores optaram pela via do humor para esconder as suas naturais debilidades, com a multiplicação de situações caricatas muitas vezes provocadas pelos inevitáveis choques entre os protagonistas, para manter a atenção do espectador.
E a verdade é que depois de um início algo hesitante, esta minissérie de sete episódios encontra o ritmo adequado e apresenta-se como uma alternativa ligeira e divertida para umas quantas noites de verão.

