
Hederea 4tet: grupo criado em 2022 integra o histórico improvisador Carlos Zíngaro (à direita)
Foto: Amadeu Resendes
Hedera 4tet junta-se a Nuno Rebelo para sessão de violinos exploratórios, este sábado à tarde no Gnration, em Braga
Um verdadeiro jogo musical, com cartas que suscitam diferentes enquadramentos entre músicos e instrumentos, é a proposta do quarteto de violinos Hedera 4tet, que se apresenta no Gnration, em Braga, sábado, às 18 horas, para mais um capítulo do programa de criação que tem associado o agrupamento a artistas de diferentes áreas.
Após experiências com nomes tão díspares como Gonçalo M. Tavares, Vera Mantero ou António Jorge Gonçalves, o convidado de hoje é Nuno Rebelo, fundador da banda pop experimental Mler If Dada, que venceu o primeiro concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vous 1984.
Criados em 2022, os Hederea 4tet integram o histórico Carlos Zíngaro, compositor e improvisador que introduziu o free jazz em Portugal nos anos 60 com a banda Plexus. Os outros membros são também destacados músicos da improvisação: Bernardo Aguiar, David Magalhães Alves e Francisco Lima da Silva.
É David quem explica o propósito do quarteto e do atual ciclo de composição: "Quisemos criar algo mais sólido do que apenas um grupo de improviso que ocasionalmente se junta. Para isso era preciso um conceito e apresentações regulares. Procurar os benefícios que os grupos de clássica retiram dessa continuidade", diz ao JN.
Sete jogadas em campo
Nos encontros com outros artistas, de disciplinas como a literatura, o teatro, a dança ou as artes plásticas, funcionou um processo de sinestesia, ou de estimulação mútua: "Quisemos fazer uma leitura de outras formas artísticas para produzir sonoridades acústicas e eletroacústicas. E que outros criadores fizessem uma leitura sonora que lhes suscitasse ideias no seu campo de trabalho. As fronteiras são pouco lineares. Um músico pode ser influenciado por um filme, um desenhador por uma canção", diz David.
O espetáculo deste sábado tem ecos evidentes dos jogos musicais de John Zorn, como "Cobra", que foi apresentado na Casa da Música, no Porto, em 2008, e em que um dos participantes foi justamente Nuno Rebelo.
"Haverá sete "jogadas" já estabelecidas e um espaço exploratório e de improviso", avisa o violinista David Magalhães Alves.
