A cerimónia dos prémios norte-americanos Globos de Ouro acontece na madrugada deste domingo, com o filme "Barbie", de Greta Gerwig, e a série televisiva "Succession" a liderarem as nomeações.
Corpo do artigo
Na 81.ª edição dos prémios norte-americanos de cinema e televisão atribuídos pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood, numa cerimónia conduzida pelo humorista Jo Koy, o filme "Barbie" é o grande favorito. Um dos sucessos mundiais de bilheteira de 2023, a película soma nove nomeações, incluindo nas categorias de Realização -- uma estreia para Greta Gerwig -, Filme de Comédia ou Musical e melhor interpretação feminina e masculina, para Margot Robbie e Ryan Gosling, respetivamente.
Com oito nomeações para os Globos de Ouro surge "Oppenheimer", de Christopher Nolan, nomeado para Melhor Filme de Drama, Realização e Argumento. Cillian Murphy, Emily Blunt e Robert Downey Jr. também estão nomeados em categorias de representação.
Com sete nomeações 'ex-aequo' estão "Pobres Criaturas", de Yorgos Lanthimos, e "Assassinos da Lua das Flores", de Martin Scorsese.
No caso de "Pobres Criaturas", o filme está nomeado, por exemplo, para Melhor Banda Sonora, composta por Jerskin Fendrix, mas que inclui um fado da portuguesa Carminho.
Nas categorias de televisão, a última temporada da premiada série "Succession" volta a liderar os Globos de Ouro, com nove nomeações, sobretudo pelo elenco, estando indicados Brian Cox, Jeremy Strong, Sarah Snook, Kieran Culkin, entre outros.
Nesta edição dos Globos de Ouro, foram acrescentadas duas novas categorias: "Atuação de 'Stand-Up Comedy' em Televisão e Cinema" e "Filme com Melhor Resultado de Bilheteira".