No parque verde das piscinas cobertas de Sabrosa, funcionários da Câmara têm passado os últimos dias a preparar o terreno para receber o concerto do ano no Douro. Sábado, às 22 horas, o palco estará pronto para que o "monstro" dos blues BB King faça a sua aparição. Um concerto gratuito marcará o arranque da sua digressão europeia e está a gerar grande expectativa.
Corpo do artigo
A Rota do Vinho do Porto, que organiza o evento, faz uma associação: "Vinho do Porto e BB King, quanto mais velhos melhores". E faz uma estimativa inicial: "uma assistência de cinco a sete mil pessoas". Mas o presidente da Rota, António José Teixeira, tem vindo a ser surpreendido pela "grande adesão a este concerto". Não ficará admirado se aquelas contas forem "largamente ultrapassadas". Quem não vai faltar é Maria José Martins. Esta habitante da terra de Miguel Torga, São Martinho de Anta, tem 83 anos e garantiu, ao JN, que vai ver BBKing, que, afinal, só lhe leva mais um ano. Soube do concerto pelo filho que vive em Paris. Viu na Internet. "Gosto muito de música e por isso lá estarei". Sentado ao lado de Maria, Cidálio Pereira, 74 anos, dizia desconhecer a vinda de tão ilustre músico. "Isso é lá para a rapaziada nova. A mim esse (BBKing) não me diz nada, nem nunca ouvi falar de semelhante pessoa. O que eu gosto mesmo é de fado!"
A Maria José também não lhe diz muito, mas vai vê-lo porque gosta de alargar horizontes. "Esse senhor (BBKing) é muito conhecido, não é?, questionou, em jeito de afirmação. No passado dia 1 de Maio convenceu o filho a levá-la à Ópera de Paris. "Aquilo é excepcional!" "Eu é mais Quim Barreiros e Tony Carreira", atalhou Cidálio.
Maria José há-de ir dormir a casa, mas os forasteiros têm tratado de se acomodar no Douro. O problema é que a capacidade hoteleira é bem capaz de ficar esgotada até sábado, pois o número de camas anda pelas 2500. "Temos andado desesperadamente à procura de um ou outro quarto para reservar pois à volta de Sabrosa já não há alojamento disponível", nota António José Teixeira, que pretende responder às solicitações, mesmo as vindas do estrangeiro.
Confirma-o o presidente da Câmara de Sabrosa, José Marques, que recebeu telefonemas dando-lhe conta de "espanhóis, belgas, ingleses, entre outros", que querem assistir ao concerto.
O presidente da Turismo do Douro, António Martinho, acrescenta que "já há reservas de pessoas do Algarve" e também sabe que "há marcações de cantores portugueses que começaram a sua carreira nas últimas décadas de 70 e 80 e que querem ver BB King".
Por outro lado, Martinho acredita que o concerto vai ajudar a "dar notoriedade ao destino Douro e atrair turistas". Daí que a Câmara esteja a fazer tudo para garantir as melhores condições aos visitantes, nomeadamente em termos de estacionamento e sanitários. Também haverá uma zona para campismo.