<p>Passeios pedestres, actividades ao ar livre, com a sombra das árvores como companhia, em pinhais, montes e montanhas, onde a natureza é muitas vezes a única companhia. É isto que procura para as suas férias? O JN dá-lhe algumas sugestões para passar uns dias refrescantes na montanha.</p>
Corpo do artigo
No site da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) pode encontrar diversas actividades que permitem explorar montanhas nacionais. Também tem dicas de pedestrianismo, canyoning, escalada, alpinismo e manobra de cordas. No âmbito do pedestrianismo, sugere percursos de pequena e grande rota. Como exemplo surge o percurso D. Quixote, em Tavira, com cerca 17 quilómetros, promovido pela Associação In Loco. Outro exemplo é o Caminho do Atlântico, um troço de cerca de 47 quilómetros, entre Santiago do Cacém e Grândola. É organizado pelo CIMO - Clube Ibérico de Montanhismo e Orientação. Existe também uma Escola Nacional de Montanhismo responsável pela formação dos Quadros Técnicos da FCMP e dos praticantes das associadas da FCMP.
A Só Montanhas organiza, forma e acompanha actividades de montanhismo. Para Setembro tem programada uma travessia de seis dias em Cavalls del Vent, nos Pirinéus. São 100 quilómetros ao longo das montanhas da Catalunha. Durante o ano organiza travessias aos Picos da Europa.
A Água Montanha Lazer promove passeios pedestres e de jipe pelas montanhas do Parque Nacional da Peneda-Gerês. O Clube Nacional de Montanhismo, com sede no Porto, organiza também inúmeras actividades ar ao livre.