Biblioteca pública digital chega à Área Metropolitana do Porto esta segunda-feira
Depois de a BiblioLED, o serviço online de empréstimo de livros eletrónicos ter entrado em vigor a 27 de janeiro, milhares de leitores da Área Metropolitana do Porto aperceberam-se que que não conseguiam aceder. Isso muda esta segunda-feira, a partir das 15 horas.
Corpo do artigo
Na altura, segundo o JN noticiou, as 35 comunidades intermunicipais de todo o país contactadas pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) nos últimos meses para aderirem à plataforma, apenas três não responderam ao pedido: o Grande Porto, o Médio Tejo e o Alentejo Central.
No entanto, a Área Metropolitana do Porto já vai ter acesso ao projeto a partir desta segunda-feira às 15 horas, de acordo com as redes sociais da BiblioLED, depois de, na semana passada, a Área Metropolitana do Porto e a DGLAB terem assinado o protocolo de adesão que passa a integrar os membros da Rede Metropolitana de Bibliotecas Públicas da AMP (RMBP AMP) na BiblioLED.
"A BiblioLED é uma biblioteca pública para Leitura e o Empréstimo Digital que presta um serviço de empréstimo gratuito de livros digitais e audiolivros disponibilizado através das bibliotecas municipais aderentes que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP). Com este novo serviço pretende-se fomentar os hábitos de leitura, promover serviços de qualidade nas bibliotecas municipais da RNBP, incentivar a literacia digital e facilitar o acesso gratuito, acessível e fácil a livros digitais e audiolivros, em complemento ao serviço presencial oferecido pelas 445 bibliotecas que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas", lê-se no comunicado publicado pela Área Metropolitana do Porto. "O catálogo de títulos da BiblioLED é constituído por uma coleção nacional disponibilizada a todas as bibliotecas aderentes da RNBP e por 25 coleções regionais apenas acessíveis em cada Rede Intermunicipal e Rede Metropolitana".
O serviço vai estar permanentemente acessível - 24 horas por dia, sete dias por semana - por meio de smartphones, tablets, leitores online e e-readers, a partir de qualquer lugar, sendo possível "ajustar o modo de leitura para maior conforto, modificando o tipo e o tamanho da letra, o espaçamento entre linhas e a cor do fundo".
Para aceder, basta ao leitor estar inscrito numa biblioteca municipal da RNBP, que tenha aderido ao serviço da BiblioLED.
Antes de qualquer empréstimo, o utilizador pode pré-visualizar o livro para avaliar o interesse do seu conteúdo e também pode "reservar" um livro que não esteja disponível, sendo notificado por e-mail assim que estiver.