A primeira apresentação pública de "Se eu quisesse, enloUquecia", biografia do poeta Herberto Helder, acontece este domingo com a presença do autor, João Pedro George, e a participação de Arnaldo Saraiva e Cristiana Sabino.
Corpo do artigo
Neste domingo, pelas 17 horas, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, recebe mais uma edição do “Porto de Encontro”, desta vez com a apresentação da biografia do autor português Helberto Helder “Se eu quisesse, enlouquecia”, por João Pedro George. A sessão, de entrada livre (limitada à lotação da sala), contará com a participação do ensaísta Arnaldo Saraiva e leituras da atriz Cristiana Sabino.
Dez anos após a morte de Herberto Helder, nome incontornável da poesia portuguesa do século XX, João Pedro George revela nesta obra a vida pouco conhecida do poeta. O livro resulta de oito anos de investigação intensa, incluindo arquivos, cartas e testemunhos inéditos, alguns anónimos, outros surpreendentes.
“Se eu quisesse, enlouquecia” traça o percurso errante de Herberto, desde a infância na Madeira até às suas viagens por várias cidades europeias e a experiência de guerra em Angola. Apresenta um homem complexo, contraditório, obsessivo e profundamente marcado por perdas, paixões e marginalidade, cuja vida privada se manteve, até agora, envolta em silêncio.
João Pedro George, sociólogo e investigador, desafia a imagem mítica do poeta e oferece um retrato nu e cru: o homem por detrás da lenda. A apresentação insere-se no ciclo “À conversa com escritores”, promovendo o diálogo entre autores, leitores e o legado literário português.