Bispo encheu o Coliseu do Porto, sábado à noite, para um momento de comunhão com milhares de fãs. O concerto contou com Diogo Piçarra e Van Zee entre os convidados e teve até direito a um pedido de casamento. O rapper segue agora para mais duas noites de música no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Corpo do artigo
O ponteiro marcava as 21.25 horas e o burburinho já se fazia sentir, até que as luzes apagaram e os gritos da multidão começaram a ecoar na sala mais emblemática da cidade do Porto. Bispo era o nome que gritavam, acompanhando o instrumental que ajudou a criar ambiente para entrada do mestre de cerimónias. “A missa vai ser dada” foi a frase com que o artista se apresentou em palco, trazendo consigo uma lamparina e libertando finalmente a euforia até aqui contida dos fãs que o esperavam. Um sofá e um tapete antigo completavam o cenário.
“Se quando comecei a escrever, aos 11 anos, no meu quarto, sonhei que ia estar aqui hoje com uma sala cheia”, partilhou o artista de Sintra, antes de iniciar o terceiro tema da noite, “Dinâmico”, acompanhado por vários registos fotográficos da infância do cantor, que passavam em grande ecrã. Memória do percurso até à fama firmada com este concertos e dois que se seguem, em Lisboa, sempre com casa cheia.
O entusiasmo aumentou quando o artista cantou “Lembra-te”, um tema lançado há nove anos mas que continua a fazer sucesso entre os fãs, tal como "NÓS2" e "Lembrei-me".
“Este é o realizar de um sonho”, afirmou o cantor ao observar atentamente a plateia. Já com o concerto em velocidade de cruzeiro, Bispo fez algo inédito e é no piano que recebe Diogo Piçarra, para se atirar a “Abençoado” e outra canção que conquistou os portugueses, “Monarquia”. O ambiente era estrelado, de muita cumplicidade, e foi ao som deste tema que Pedro, um dos milhares de fãs que assistia ao concerto, pediu Patrícia em casamento. Bispo passou a palavra ao jovem que se declarou perante a multidão: “Aceitas que eu viva na tua monarquia?”.
O momento afetuoso deu lugar à entrada de mais dois convidados, Kappa Jota e Julinho KSD. Seguiu-se um momento que levou às lagrimas alguns fãs do artista, com “Aviola” e “Aviola II”, homenagem à avó. Um vídeo da avó de Bispo surgiu na tela e a emoção tomou conta do coração dos mais emotivos. O artista não poupou as palavras de agradecimento, confessando que foi ela quem o levantou da cama e incentivou a lutar por este sonho.
Um dos maiores sucessos do artista, “Essa Saia”, foi um dos pontos do alinhamento. O tema foi lançado em dezembro de 2021 em colaboração com Ivandro, alcançou quatro platinas e tem mais de 11 milhões de visualizações no Youtube. Os tons de azul-marinho e amarelo-torrado criaram o ambiente para a entrada de Van Zee e Mizzy Miles, que deram voz a “Benção”. “Vocês são a minha maior bênção”, partilha Mizzy Miles ao ser recebido com fortes aplausos pela plateia.
“O teu cheiro”, “S2” e “Mentalidade Free” fecham o concerto. O cantor vestiu a camisola da própria marca, onde estava escrito “Mentalidade Free”, e a multidão ecoava euforicamente “2725”, código postal de Algueirão Mem Martins, freguesia onde em nasceu Pedro Bispo, a 12 de abril de 1992. O desfecho foi emotivo. Todos os artistas convidados subiram ao palco e celebraram com Bispo o sucesso de mais uma conquista. Lanternas dos telemóveis ao alto e cartões com o “2725” e o perfil do artista no Spotify foram lançados para a plateia.
A cerimónia volta a ser celebrada no próximo fim de semana.