Theatro Circo, este domingo, e Auditório de Espinho, na terça-feira, são as salas que acolhem Meredith Monk no regresso aos palcos portugueses.
Corpo do artigo
A lendária cantora e compositora norte-americana Meredith Monk está de volta aos palcos portugueses, com dois concertos marcados: este domingo em Braga e dois dias depois em Espinho. Far-se-á acompanhar por Katie Geissinger (voz) e Allison Sniffin (voz, violino e teclados).
Pioneira da técnica vocal estendida e performance interdisciplinar, a artista vai revisitar as etapas de uma carreira que remonta aos anos 1960.
Estendendo-se por áreas como a composição, canto, coreografia, teatro, ópera e instalações, Monk procura sempre explorar a voz humana como um instrumento expressivo, muitas vezes sem palavras.
Com 83 anos, a artista nova-iorquina é autora de uma vasta discografia de que se destacam os álbuns "Dolmen music" (1981), "Book of days" (1990) e "Atlas" (1993). Outro dos seus pontos altos foi a contribuição para a banda sonora do filme "The big Lebowski", dos irmãos Coen.
É a segunda vinda de Meredith Monk a Portugal este ano, após ter esgotado o Auditório de Serralves durante duas noites em maio.