Em contagem decrescente para o verão, a cultura celebra-se cada vez mais fora de portas. Sobretudo neste fim de semana com o Dia Mundial da Criança. Mas, não se desiludam os espectadores que adoram eventos em sala, ainda há muito para ver dentro de portas. Siga este roteiro.
Corpo do artigo
Porto
É um banquete cultural, é conhecido como o "maior evento da cultura contemporânea" do país e vem em forma de bufete: o Serralves em festa, já este fim-de-semana, oferece 50 horas ininterruptas de várias artes ao vivo nos jardins e salas da Fundação portuense. Entre os imperdíveis está a exposição de Yayoi Kusama, no Museu de Serralves - durante estes dias a visita é gratuita e esta é seguramente uma das exposições do ano -, o concertos da banda histórica do krautrock Tangerine Dream (sábado, 23 horas, Prado de Serralves) e, entre outras pérolas, pode também assistir à toupeiras gigantas de Phillipe Quesne e vários outros espetáculos de circo que prometem fazer as delícias dos mais novos.
Porto
Para os amantes de dança, ainda que os principais certames do género já tenham passado, ainda há muita programação para assistir. Este sábado, a Companhia Nacional de Bailado (CNB) está de regresso ao Porto com um ambicioso programa no Teatro Rivoli. No último programa da temporada, a CNB agregou a três nomes maiores da dança contemporânea: Hofesh Shechter, Vasco Wellenkamp e Ohad Naharin. Wellenkamp, referência da dança contemporânea portuguesa, foi convidado a criar uma nova coreografia para a CNB. A esta nova criação do coreógrafo junta-se "Minus 16", de Naharin, que volta a ser interpretada pela companhia, e "Uprising", de Shechter, que entra pela primeira vez para o repertório da CNB.
Porto
A partir deste sábado, o célebre quadro "Descida da Cruz" de Domingos Sequeira está exposto no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto. A instituição foi distinguida como o prémio Museu do Ano em Portugal, numa cerimónia na Alfândega do Porto. A pintura do séc. XIX, que esteve há duas semanas disponível ao público durante umas breves horas no Mosteiro de Leça do Balio, pode agora ser vista em permanência e durante os próximos seis meses. A exposição de longa duração é, assim, o primeiro destino do quadro adquirido pela Fundação Livraria Lello, em março, pela soma recorde de 1,1 milhões de euros. O Museu oferece, neste primeiro dia, uma série de breves visitas orientadas à pintura. Anote: é às 10.30, 11.30, 15 e 16 horas.
Lisboa
O Passeio Marítimo de Algés recebe este sábado, a partir das 20 horas, o concerto de J. Balvin, estrela colombiana do reggaeton, no âmbito da digressão "Que bueno volver a verte". A primeira parte do concerto, que se espera ser explosivo, fica a cargo de Judeline. As portas do recinto (o local é o mesmo do Festival Nos Alive, que ainda aí vem) abrem a partir das 19 horas para receber o público.
Lisboa
Os Jardins da Torre de Belém recebem este sábado, durante toda a tarde e noite, o festival FNAC Live. Entre vários artistas e novos talentos que se apresentam a partir das 15 horas, o festival dá também lugar a nomes consagrados como Lena D'Água, Pedro Abrunhosa, Jorge Palma, Legendary Tigerman e Chico da Tina.
Braga
O Estádio Municipal do Braga recebe a partir deste sábado o Nómadas Festival 2024, certame de música eletrónica organizado pela promotora de eventos Poetry. A partir das 16 horas há atuações de Klin Klop, Somma, Xinobi, Eran Hersh, Sparrow & Barbossa, Guy Gerber e Tiago Cruz. Na afterparty tocam Gianni Petrarca, Dominik Muller e Tiago Cruz.