Comprar as famosas "padas" de Vale de Ílhavo e percorrer 5,8 quilómetros por trilhos no meio da natureza pode, à primeira vista, não combinar. Mas o trilho da "Rota das Padeiras", no concelho de Ílhavo, criado há menos de um ano, tem como principal atractivo o facto dos pedestranistas terem a oportunidade de visitar algumas das famosas padarias.
Corpo do artigo
O percurso, de baixo nível de dificuldade, começa no centro de Vale de Ílhavo, junto à estátua da padeira (foto). Segue depois nos trilhos que conduzem até à zona da Ermida, onde se pode observar a igreja. É o contacto com a natureza, uma vez que os trilhos são rodeados de zonas verdes. Um percurso indicado para todos aqueles que gostam de observar a fauna e a flora locais.
A "Rota das Padeiras" tem como principal missão, para além do passeio a pé, de quase duas horas, potenciar a valorização turística do património local, associando-a à riqueza natural de Vale de Ílhavo e da Ermida.
Quando: todo o ano
Como chegar: Pela A17 - saída para ílhavo, seguir Vale de Ílhavo até chegar à Estátua da Padeira. Aí existe um mapa do percurso. Pela EN109- centro de Ílhavo, direcção Presa-Légua e Vale de Ílhavo.