Semelhanças com tema cantado por Jim Croce em 1973 ditaram retirada da lista de nomeados.
Corpo do artigo
A canção “Forbidden road”, criada por Robbie Williams para o filme biográfico “Better man” (2024), foi afastada da lista de nomeados aos Oscars na categoria de melhor canção original.
De acordo com a revista “Variety”, os membros da Academia de Hollywood decidiram retirar o tema da lista após terem sido alertados para o facto de que a canção “incorpora material de uma canção já existente”.
A música em questão intitula-se "I got a name" e foi gravada por Jim Croce em 1973. Composta por Charles Fox e Norman Gimbel, a canção fez fez parte do filme “The last american hero”, protagonizado por Jeff Bridges.
A coincidência entre ambos os temas terá sido denunciada por Charles Fox, um dos membros da Academia de Hollywood responsável pela categoria de melhor canção original.
Os regulamentos de admissão aos Oscars na categoria musical estipulam que um tema deverá ser “original e composto especialmente para o filme” em que está inserido.
Nas nomeações, divulgadas no início da semana, a canção de Robbie Williams figurava ao lado de canções de filmes como “Emília Perez” e “Mufasa: O rei leão”.
Com estreia apontada para fevereiro, o filme “Better man” (ainda sem título em português) tem a particularidade de representar Robbie Williams na pele de um chimpanzé, através de recurso a tecnologia de ponta.
A criação esteve a cargo da empresa de efeitos especiais responsável por personagens marcantes, como Gollum em “O senhor dos anéis” ou César em “Planeta dos macacos”, utilizando uma combinação de captura de movimento e tecnologia CGI.
Michael Gracey, realizador de “Better man”, justificou à imprensa a bizarra escolha como a necessidade de distinguir o filme de outras biografias musicais. Para essa opção contribuiu também o facto de o próprio artista se referir a si mesmo como “um macaco performativo”. Assim, surgiu a ideia de criar um filme “não da perspetiva de como vemos Rob, mas de como ele se vê”, explicou.
Exibido pela primeira vez no passado mês de setembro no Festival de Cinema de Toronto, o filme registou uma boa aceitação do público e da crítica.