Maria Callas, Alfred Krauss e Enrico Caruso são três nomes famosos da ópera que integram os 100 caricaturados na exposição "Vozes líricas do século XX", patente na galeria do Museu do Teatro, em Lisboa, até 21 de Março.
Corpo do artigo
Em comum estas referências da ópera somam ainda o facto de terem cantado no Teatro Nacional de São Carlos, tal como outros caricaturados na exposição. É o caso das sopranos Birgit Nilsson ou Monserrat Caballé, dos tenores Carlo Bergonzi, Franco Corelli e Plácido Domingo, das meio- -sopranos Giulietta Simionato ou Teresa Berganza, entre outros, disse o comissário da exposição, Osvaldo Macedo de Sousa.
"Prestar homenagem aos grandes cantores de ópera do século XX, entendendo como grandes cantores aqueles que rodaram pelos principais teatros internacionais e atendendo à discografia que gravaram, e a Enrico Caruso, primeiro grande tenor do século XX" é um dos objectivos da mostra, acrescentou.
Ausentes da mostra estão cantores líricos portugueses, o que, segundo o comissário, foi propositado, "porque dificultaria mais a escolha e poderia ferir susceptibilidades".
Historiador de Arte, com trabalho feito na área do humor gráfico e do cartoon e coralista no Teatro Nacional de São Carlos há perto de três décadas, o responsável da exposição disse ainda que a mostra pretende "igualmente mostrar que o Teatro de São Carlos já foi um grande teatro de referência no panorama da ópera e hoje já não é".
Para chegar a esta conclusão, basta olhar para os cantores famosos que passaram pelo "São Carlos" no século XX, alguns dos quais caricaturados na exposição, observou.
A mostra é a primeira que o Museu do Teatro realiza vocacionada para o teatro lírico, disse à Lusa José Carlos Alvarez, director daquele espaço museológico.
As caricaturas são propriedade de Osvaldo Macedo de Sousa, que lançou há dois anos um desafio a vários caricaturistas portugueses e estrangeiros. Vinte e três espanhóis, portugueses e brasileiros - entre os quais os portugueses Rui Pimentel, Carlos Amorim e Zé Manel ou a espanhola Maria José Mosquera, que assina com o nome "Sex" - contribuíram com caricaturas que integram esta exposição inédita em Portugal, disse o comissário. Em Espanha, os traba-lhos estiveram expostos na Bienal de Caricatura de Ourense, acrescentou.
