Capital Europeia da Cultura com ocupação média de 82%
Estiveram presentes 126 mil pessoas nos eventos da semana de abertura da Capital Europeia da Cultura (CEC). Nas 35 actividades realizadas entre 21 e 28 de Janeiro, estiveram envolvidos 287 artistas, sendo que a lotação dos espaços se situou numa ocupação média de 82%, anunciou, em conferência de imprensa realizada, no Palácio Vila Flor, a administração da Fundação organizadora da CEC.
Corpo do artigo
Só nos eventos de abertura, foram contabilizadas perto de 19 mil pessoas, mas o destaque vai mesmo para as "cerca de 120 mil que estiveram no centro histórico a 21 de Janeiro", referiu a organização.
O presidente da Fundação Cidade de Guimarães, João Serra, considerou que a resposta dos vimaranenses e visitantes "superou o que os mais optimistas podiam esperar". Deixando claro que a semana de abertura teve "casa cheia", concluiu que tal facto é resultante do "êxito da estratégia comunicacional lançada pela CEC em Novembro de 2011", assente no lema "Tu fazes parte".
Nomeado para Oscar na CEC
Entretanto, a CEC continua com a programação. Nesta semana, o destaque segue para a estreia nacional do filme "Le Havre", de Aki Kaurismaki, nomeado para o Oscar de melhor filme estrangeiro. Ao JN, Kaurismaki revelou que "Le Havre" retrata "a forma como a Europa trata mal os emigrantes e refugiados que vêm de África".
Conhecido por rejeitar os prémios que vence, afirma que tem recebido "boas críticas" ao seu novo drama, concebido com o estranho objectivo de "deixar as pessoas felizes", e que estreia amanhã nas salas de cinema de todo o país.