Capital Europeia da Cultura já viaja num milhão de selos
Já estão em circulação os selos alusivos à Guimarães - 2012 Capital Europeia da Cultura. É um milhar de exemplares que viaja nas cartas nacionais e internacionais dos CTT e que divulga o evento a partir desta quarta-feira.
Corpo do artigo
Na cerimónia de lançamento, realizada em Guimarães, foram enviadas as primeiras duas cartas com o selo. A Câmara Municipal enviou uma carta ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso. Já a fundação organizadora fez o mesmo, mas o destinatário foi a outra Capital da Cultura, Maribor, na Eslovénia.
Os filatelistas de Guimarães marcaram presença e mostraram-se "muito contentes com a edição", expressou António Pastor, coleccionador.
Ao todo são quatro selos alusivos e um bloco filatélico que contêm alguns dos principais símbolos da cidade e o logótipo em forma de coração do evento cultural.
O lançamento "levará a todo o Mundo a notícia deste acontecimento em Guimarães", frisou Fernando Maia, dos CTT. Para além disso têm "valor para a investigação e para os historiadores", afirmou Francisca Abreu, da Fundação Cidade de Guimarães.
O presidente da Câmara António Magalhães considerou que este lançamento foi "um final feliz" na parceria entre os CTT e a cidade.
Foram produzidos 235 mil selos de 32 cêntimos para correio normal, 145 mil de 47 cêntimos para correio azul, 185 mil de 68 cêntimos para a Europa e 135 mil de 80 cêntimos para o resto do Mundo.
O bloco filatélico, que custa três euros, inclui os anteriores com um encadernamento especial. Foram produzidos 50 mil deste tipo.
Edição de primeiro dia em cinco cidades
Os selos podem ser comprados nos postos dos CTT. A edição de primeiro dia, com os selos colados num caderno carimbado e assinado pela organização, podem ser adquiridos em Guimarães, Porto, Funchal, Lisboa e Ponta Delgada.