Orquestra celebra a cultura brasileira nos primeiros fins de semana dos meses de verão.
Corpo do artigo
O verão chega com samba no pé, sabor na boca e arte nas mãos. A Orquestra Bamba Social (OBS) promete transformar os primeiros sábados e domingos de cada mês – de julho a setembro (e com outubro ainda por confirmar) – em autênticas celebrações da cultura brasileira, no jardim do Jangal Gastro Bar, ao lado do Palácio de Cristal, no Porto, com um ciclo intitulado Casa Bamba.
A OBS, coletivo de 17 músicos que dão aos clássicos do samba uma nova roupagem, tem três formações diferentes. “Tendo o samba como matriz, são tocados vários temas clássicos e outros novos com novos arranjos e interpretações. Temos muitos assíduos, temos de reinventar”.
No primeiro fim de semana de cada mês (5 e 6 de julho, 2 e 3 de agosto, 13 e 14 de setembro), os sábados ganham vida com a energia contagiante da Roda de Samba da OBS, acompanhada por DJ que marcam o compasso antes, durante e depois do concerto. A festa começa cedo e só acaba quando a última nota ecoar.
A ideia do projeto começou, como explica ao JN, Pedro Pinheiro, fundador da OBS, “com a necessidade de um ambiente que agregasse música, gastronomia e famílias com crianças. Até porque a faixa etária em que estamos leva a isso”, explica. Talvez e por isso mesmo, a entrada até aos 12 anos é gratuita. Os bilhetes têm vários preços, sendo os primeiros lotes os mais vantajosos, e variam entre os 12 e os 20 euros.
Música como coração
Mas Casa Bamba não se fica apenas pela música, coração da iniciativa. O espaço acolhe ainda o Mercado dos Bamba, uma feirinha com marcas de vestuário, joalharia, cosmética, arte e outras propostas que celebram o feito à mão, o criativo e o local. “Tentámos agregar mais oferta para as pessoas, uma rampa de lançamento para um programa de fim de semana”. Ao domingo, o espírito é de partilha e família.
O programa inclui workshops de capoeira, criação de instrumentos de percussão, e forró – pensados para todas as idades. A música continua, com chorinho, perfeito para um fim de semana com alma. Com uma zona de restauração sempre a postos, o evento promete um abraço tropical.