São mais de 700 pianistas e cravistas de várias escolas vocacionais de música distribuídos pelos diferentes espaços da Casa da Música para mostrar o seu talento até ao final deste domingo.
Corpo do artigo
A primeira edição deste evento ocorreu em 2013 para comemorar o centenário de Helena Sá e Costa, mas o sucesso levou a que, este ano, se realize a 12.ª edição da Maratona de teclistas de forma a homenagear o legado da emblemática pianista portuense, que faleceu em 2006.
Nascida numa família de artistas, Helena Sá e Correia foi professora dos conservatórios de Lisboa e Porto, sendo reconhecida e convidada internacionalmente pela sua ação pedagógica a dirigir cursos pelo mundo fora. Entre muitos outros prémios e reconhecimentos, a pianista foi distinguida pelo Estado português com o Grau de comendador da ordem militar de Sant'lago da Espada e o Grau de grande-oficial da ordem militar de Sant'lago da Espada.
Piano, cravo e órgão são os instrumentos executados por alunos de mais de 70 escolas de música do continente e das ilhas, numa demonstração do dinamismo do ensino da música no nosso país.
Uma celebração sem fronteiras do vasto repertório para tecla, que este ano conta com 26 alunos da classe de piano da Academia de Música de Espinho, que vão ajudar a contribuir para um ambiente pleno de entusiasmo. Os bilhetes têm um custo de 3 euros.