Casting concorrido para concerto dos Expensive Soul com orquestra
Várias dezenas de jovens estiveram, este domingo, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, para tentar a oportunidade de uma vida na carreira de cantor.
Corpo do artigo
A Capital Europeia da Cultura acolheu-os para um casting que escolheu 100 vozes. Estas vão formar o coro que atuará ao lado dos Expensive Soul e da Fundação Orquestra Estúdio no próximo dia 28, no pavilhão multiusos.
O concerto, denominado como pop-sinfónico, vai misturar a sonoridade da orquestra com o soul da banda portuguesa. A estes junta-se o coro reunido nas audições de ontem cujos resultados são revelados hoje.
De manhã e de tarde, entravam e saíam vários cantores à procura de uma oportunidade. Na fila estavam nervosos, de guitarra na mão e na busca do melhor tom para impressionar o júri composto pelo maestro Rui Massena e pelo duo português.
Eram, na sua maioria, jovens. Mais mulheres que homens, mas havia candidatos para todos os gostos.
Superou expetativas
O nível dos cantores superou as expetativas da banda e "muitos até tinham qualquer coisa de soul", adianta Tiago Novo, conhecido por New Max , elemento dos Expensive Soul
Para além disso, alegram-se com o facto de os candidatos serem fãs e cantarem as suas músicas na audição: "Houve duas músicas que não eram singles, é um reconhecimento muito bom para nós".
Já Rui Massena, que vai dirigir 200 pessoas em palco, destaca que um coro de qualidade "é muito importante porque fará a amplificação das vozes dos Expensive Soul".
A experiência é "alternativa" e vai ser a primeira vez que a banda de soul atua ao lado de uma orquestra.
Os bilhetes custam 10 euros e já estão à venda. O pavilhão tem lotação de cinco mil pessoas.