"Catarina ou a beleza de matar fascistas" premiada em Itália após tentativa de censura
Os Ubu Awards conhecidos como os Óscares do teatro italiano, assim os intitulou Franco Quadri, o crítico e editor que os criou em 1978 premiaram o espetáculo "Catarina ou a beleza de matar fascistas", do encenador português Tiago Rodrigues.
Corpo do artigo
Depois de que um deputado italiano, do partido nacionalista conservador Fratelli d"Italia pedisse que "Catarina ou a Beleza de Matar Fascistas", de Tiago Rodrigues fosse retirada de cena em Roma, a peça foi ontem premiada.
Na 44ª edição os Ubu Awards, ontem celebrados na Arena del Sole, o prémio de melhor espetáculo estrangeiro apresentado em Itália foi para "Catarina e a beleza de matar fascistas", dirigido por Tiago Rodrigues, uma das mais importantes coproduções da ERT (Emilia Romagna Teatro) da última temporada.
Tiago Rodrigues escreveu: "Este prémio UBU é particularmente importante se pensarmos que, quando o espetáculo se apresentou em Itália, um partido de extrema-direita exigiu a sua censura, sem sucesso. Esse mesmo partido acabaria por ganhar as eleições. Neste prémio UBU, sentimos recompensado o esforço de toda uma equipa, mas lemos um convite a regressar a Itália, apesar do seu governo".
Tiago Rodrigues é atualmente o diretor do Festival d´Avignon, em França, país onde a produção teatral terminou há dias a sua digressão.