Embora fosse natural da Beira Baixa, Eugénio de Andrade (1923-2005) viveu a maior parte da sua vida no Porto, fazendo de Matosinhos um espaço de encontro, por essa razão a autarquia dedica-lhe um vasto programa que arranca já na próxima quinta-feira com a inauguração de uma exposição.
Corpo do artigo
No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, a Câmara de Matosinhos promove um conjunto de atividades na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, dedicadas ao poeta.
A inauguração do programa decorre no dia 18 de janeiro, às 17 horas com a inauguração da exposição “As razões do mundo no centenário de nascimento de Eugénio de Andrade”.
A mostra é composta por uma seleção de manuscritos, exemplares de primeiras edições de livros, dedicatórias, fotografias e pinturas, selecionados de um acervo privado, pertencente ao espólio de um colecionador que foi amigo do poeta. Esta exposição poderá ser visitada a 24 de fevereiro.
Já na sexta-feira decorre o laboratório poético “Expresso Poesia”, com Isaque Ferreira e Rui Spranger, com uma sessão às 10 horas dedicada à poesia de Eugénio de Andrade.
No mesmo dia, mas às 15 horas, os formandos do laboratório terão a oportunidade de participar numa visita comentada à exposição .
A 27 de janeiro, Filipa Leal e Isaque Ferreira farão leituras da poesia de Eugénio de Andrade, na Biblioteca de Matosinhos.
As comemorações do centenário culminam a 24 de fevereiro, com mais uma sessão do “Expresso Poesia”, e uma nova visita comentada à exposição.
Todos as atividades que decorrem em Matosinhos são de entrada gratuita, sendo necessária inscrição para os laboratórios poéticos Expresso Poesia.