Pedro Penim em cena no Teatro Nacional São João, no Porto, até domingo 20.
Corpo do artigo
Pedro Penim está esta semana em cena no Teatro Nacional São João, no Porto, com a produção "Pais & filhos", escrita a partir da obra-prima homónima do russo Ivan Turgueniev.
Se Penim é atualmente o diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, há toda uma marca de água do seu trabalho desenvolvido anteriormente, em especial com o Teatro Praga, que se continua a propagar. A face mais visível é o ponto de partida de uma história biográfica para um espectro mais alargado de determinado tema, e "Pais & filhos" não é alheio a esta premissa.
O arranque para este jogo entre ficção e realidade é o processo de gestação por substituição feito no Canadá com recurso a uma doadora de óvulos e a uma "mãe de substituição". O processo só é permitido em Portugal para casais heterossexuais em que a mulher apresenta uma impossibilidade física de engravidar, como detalha o autor no programa.
Pedro Penim depara-se com o livro "Full surrogacy now: Feminism against family", publicado em 2019 pela feminista Sophie Lewis, e o choque geracional deste com a obra de Turgueniev, escrita em 1863. De um lado, a geração de pais, aristocratas influenciados pela filosofia de Hegel, com uma idealização romântica do espírito humano e a crença na arte como uma manifestação do belo. Do outro lado da barricada, os filhos, uma geração com acesso a um conhecimento outrora elitista, uma juventude democrática, sem classe social definida. Da busca de um lugar de pertença nasce um confronto social, político e ético que Penim importa como esqueleto para a sua história.
O desejo da parentalidade com recurso a uma gestação por substituição é foco de confronto social, político, ético e geracional. Mas quando a história é contada na primeira pessoa, ganha uma dimensão emocional que não é possível obter quando se aborda no abstrato.
Personificadas as histórias é possível obter contradições, argumentações, provações, num processo que nem sempre é linear. Uma argumentação para absorver até domingo 20 no Porto.
Pais & filhos
Teatro Nacional São João, Porto
Até dia 20