Sexta edição do festival dedicado ao cinema de Leste arranca já nesta quarta-feira no Porto e decorre até domingo. Encontro entre profissionais é uma das novidades.
Corpo do artigo
Porto recebe a partir de hoje e até domingo um festival emergente que promete transformar locais emblemáticos da cidade num centro internacional para a cinematografia oriunda da Europa de Leste.
O Festival Internacional de Cinema Beast destaca filmes dos Balcãs, os países Bálticos e pós-comunistas, abrindo portas para um diálogo entre o Leste e o Oeste.
Entre palestras, oficinas, debates cinematográficos e apresentação de diversas curtas-metragens e filmes, o Beast oferece um programa polivalente.
A sexta edição introduz a secção Industry Co-Production Hub, que promove o encontro entre profissionais portugueses e da Europa Central e de Leste.
A cerimónia de abertura do festival realiza-se às 21.15 horas no Batalha Centro de Cinema. Serão apresentadas três curtas-metragens, das quais se destaca “A vida sexual da avó” (2021), criada a partir de testemunhos anónimos.
O bilhete geral tem o custo de 50 euros.Trindade, Passos Manuel, Casa Comum e Casa das Artes são os restantes espaços que acolhem sessões.