Edições ASA publicam "Nascidas rebeldes", biografias concisas mas desafiadoras de Malala, Greta, Yusra, Emma e das irmãs Wijsen.
Corpo do artigo
Nascida com base humorística, daí o termo americano "comics", e assumindo depois a aventura em todos os seus matizes, a banda desenhada aborda hoje outros registos como o documental e/ou biográfico como exemplifica "Nascidas rebeldes", que teve edição portuguesa da ASA.
Embora a capa possa transmitir outra ideia quanto ao conteúdo, espelha a revolta e a determinação de cada uma das cinco (na verdade seis) protagonistas nele biografadas. Jovens, no feminino, que assumiram protagonismo na defesa de ideais e do futuro, actualmente na casa dos vinte poucos anos, são Malala Yousafzai, a paquistanesa que desafiou os talibãs pelo direito das raparigas irem à escola e terem uma educação, distinguida com o Prémio Nobel da Paz em 2014; a sueca Greta Thunberg, a ativista pelo clima, possivelmente a mais mediática de todas; Yusra Mardini, a nadadora síria que fez a travessia clandestina do Mediterrâneo numa frágil embarcação como tantos compatriotas; a norte-americana Emma Gonzàlez, o rosto de uma campanha contra a posse indiscriminada de armas, na sequência de um tiroteio num liceu dos Estados Unidos; as irmãs indonésias Melati e Isabel Wijsen, que levaram a cabo uma enorme campanha pela redução do uso de plástico devido aos problemas de poluição que apresenta.
Mais do que a rebeldia que o título vinca, há nelas um verdadeiro interesse pela defesa e melhoria das condições de vida na atualidade, para todos, e no futuro, para a sua geração e as que se seguirão.
E se é verdade que um ou outro dos relatos assume um tom quase panfletário, ganham mais força aqueles em que a protagonista é mostrada com dúvidas e fraquezas como qualquer um de nós.
"Nascidas Rebeldes" é uma proposta de leitura direta e acessível, apropriada para todas as idades a partir da adolescência, com retratos obrigatoriamente condensados e curtos, mas bastante completos e suficientemente fortes e de grande impacto para levar a reflectir como a vida é tão diferente noutros locais e sobre como nos devemos comportar em relação a um planeta com recursos finitos e o estado em que o vamos deixar aos nossos filhos e netos.
Nascidas rebeldes
Vários autores
ASA
152 p., 33,00