Número de espectadores e de vendas de bilhetes sobe relativamente ao ano passado. Filme de ficção científica "Duna 2" é o mais visto deste ano.
Corpo do artigo
Os cinemas portugueses atingiram 6,2 milhões de euros em receitas em março, uma subida de 46,3% face ao mesmo mês em 2023 e o melhor valor desde março de 2018, anunciou o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
No entanto, o número de espectadores necessário para chegar ao valor alcançado em março deste ano é menor do que o registado em março de 2018. Nesse ano, os cinemas nacionais somaram 6,3 milhões de euros em receitas com 1,2 milhões de entradas; em março deste ano os 6,2 milhões de euros foram conseguidos com menos espectadores: 946 mil.
No acumulado de 2024, as salas de cinemas obtiveram 16,6 milhões de euros em receitas, 17,4% acima do valor arrecadado no primeiro trimestre de 2023, com 2,7 milhões de espectadores, mais 14,6% do que no ano passado.
"Duna 2" lidera o top
A lista dos filmes mais vistos do mês de março é encabeçada pelo segundo capítulo da saga "Duna", de Denis Villeneuve, com mais de 258 mil bilhetes vendidos desde a estreia, em 29 de fevereiro.
Segue-se "O Panda do Kung Fu 4", animação de Mike Mitchell e Stephanie Stine; "Bob Marley: One Love", biopic da lenda do reggae com realização de Reinaldo Marcus Green; o novo Godzilla contra King Kong, de Adam Wingard, e "Caça Fantasmas: O Império do Gelo", de Gil Kenan.
O filme português mais visto do ano, até março, é "A semente do mal", de Gabriel Abrantes, que registou 16 827 espectadores e somou 102 mil euros de receitas na bilheteira.