O Centro Cultural de Paredes de Coura e o Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, lançaram uma chamada aberta para apoiar a criação e circulação na área do circo contemporâneo.
Corpo do artigo
As duas salas de espetáculo nortenhas, geridas pelos respetivos municípios, assinaram uma parceria que visa a cocriação de um espetáculo de circo contemporâneo.
A estreia nos dois equipamentos culturais deverá acontecer em novembro de 2024, com a expectativa de integrar a rede de programação internacional de La Nuit du Cirque. O espetáculo deverá ainda passar pelos festivais Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira e O Mundo ao Contrário, em Paredes de Coura, ambos em 2025.
Segundo os promotores, esta chamada aberta de circo contemporâneo "desafia artistas e companhias, nacionais, a apresentar projetos direcionados ao público geral, com facilidade de circulação para apresentação em contextos interior e exterior".
Ao abrigo deste protocolo, o projeto selecionado receberá uma retribuição financeira de apoio à criação e dois períodos de residência artística: um em Santa Maria da Feira e outro em Paredes de Coura. O projeto usufrui de mentoria artística de João Paulo Santos.
Apesar de não existir limite de elementos envolvidos em cada proposta, no entanto, é salvaguardado um valor orçamental máximo para implementação do projeto selecionado, o qual deverá ter ainda em consideração as características físicas e técnicas dos referidos equipamentos culturais.
As candidaturas deverão ser submetidas até 3 de março através do preenchimento do formulário disponível no site das duas autarquias envolvidas.